Em busca da força rebelde

Publicado por Paulo em

Hoje vamos falar de coisa boa, vamos falar da Iogurteira Top Therm!!

Muitos de vocês já ouviram esse jargão e com certeza foi tachado de velho, assim como eu já fui. Mas prometo não ter feito vocês passarem por esse momento constrangedor em vão! Afinal hoje vamos falar de MICRORGANISMOS do bem, assim como aqueles que estão envolvidos na produção de iogurte.

E além de iogurte, os microrganismos do bem também podem ajudar no controle de doenças de plantas e isso é muito, muito importante para nossa vida, principalmente para aqueles que adoram alimentos orgânicos. Uma alimentação saudável com alimentos frescos e livres de agrotóxicos é o desejo de muitas pessoas atualmente, mas o que vocês talvez não saibam é que essa não é uma tarefa fácil para os agricultores, pois o número de doenças cresce cada vez mais, pragas se tornam resistentes aos antigos agrotóxicos e com isso, o uso inadequado de fungicidas, inseticidas e diferentes compostos químicos aumentam.

Por isso a busca por formas alternativas de controle de doenças são importantes e apesar de dificilmente conseguirmos banir os agrotóxicos de nossas vidas, diminuir a sua utilização é possível!

A pesquisadora Dra. Katia Kupper tem como frente de pesquisa o CONTROLE BIOLÓGICO que é a busca por microrganismos capazes de eliminar patógenos da planta, nesse caso em citros. Bactérias e leveduras identificadas pelo seu grupo de pesquisa, mostraram serem eficientes no controle de doenças como a mancha Preta do citros, podridão floral e podridão azeda dos citros.

Estrela da morte e fruto atacado por Geotrichum

Mas como a descoberta de agentes de controle biológico é feita??

Primeiro, precisamos selecionar nossos guerreiros (microrganismos) e os colocar para lutar contra as forças do mal que destroem as plantas.

Esses guerreiros são como rebeldes que vivem escondidos e isolados em outras partes das plantas, por isso o grupo da Dra Katia isolou diversas leveduras de diferentes partes dos citros (onde não tinha doença) e então selecionou várias, para então ir em busca de seu Jedi.

Cada levedura foi posta para lutar contra o fungo Geotrichum que causa a doença “podridão azeda”, muitos rebeldes (leveduras) foram mortos e alguns até passaram para o lado negro da força! Os últimos Jedi estavam ali e se mostraram fortes em inibir o crescimento do fungo das trevas.

Em busca dos poderes das leveduras

Teste de cultura pareada: Phyllosticta citricarpa (fungo preto) contra Bacillus (bactéria branca).

A segunda fase desse trabalho foi descobrir quais seriam as habilidades dessa levedura que faz com que ela elimine o Geotrichum. Essa habilidade pode ser a produção de compostos voláteis (aqueles que são liberados no ar) ou liberação de enzimas que degradam as células do fungo, ou ainda, essa levedura poderia ter o super poder da “ansiedade” que seria a capacidade de comer todo o alimento disponível, não deixando nada para o fungo o levando à morte.

Para vocês terem uma ideia de 95 leveduras isoladas, 3 foram fortes o suficiente para lutarem contra o fungo Geotrichum citri-aurantii que causa a podridão azeda e o “sabre de luz” dessas leveduras é um metabólito conhecido como “Killer toxin”  que é este halo azul da imagem abaixo.

Bom de certa forma tá mais fácil achar Jedi entre as leveduras do que entre os Rebeldes de Star wars!

Este é só um exemplo de como buscar um microrganismo do bem! Durante meu mestrado também busquei por microrganismos do bem e selecionei um fungo que é capaz de inibir o crescimento do fungo da Mancha Preta. Este fungo foi encontrado em uma planta medicinal do pantanal e um dos compostos produzidos por ele é capaz de matar bactérias que atacam humanos. Impressionante né??

Isso tudo para dizer que nós estamos preocupados com o uso excessivo de agrotóxicos, buscamos por formas alternativas de controle dessas doenças. Estamos conseguindo grandes avanços e, um dia contarei para vocês onde estes Jedi estão sendo usados na agricultura.

A força também está nos microrganismos!

#TEAMFUNGOS

Abraços.

Paulo

Biólogo, mestre em microbiologia, tentando largar o vicio em seriados para poder completar o doutorado em biologia molecular.

Simone · 27 de maio de 2017 às 11:38

Gosto muito das matérias de vcs! Parabéns galera!