A busca pela fonte da juventude (das plantas)

Science Photo Library/Corbis. http://discovermagazine.com/2014/sept/13-forever-young

Desde tempos muito antigos, a humanidade está em busca da fonte da juventude. E até hoje, nada de definitivo foi encontrado. Mesmo assim, muitas pessoas tem apostado no uso de antioxidantes (em cápsulas ou cremes) para tentar desacelerar o processo de envelhecimento. E vocês sabem por quê? Seria esse o tão sonhado elixir da juventude?

Os vilões do envelhecimento

As células, tanto animais quanto vegetais, produzem moléculas capazes de acelerar o processo do envelhecimento. Essas moléculas são conhecidas como RADICAIS LIVRES. E se você é vaidoso ou vaidosa com certeza já leu alguma coisa sobre esse assunto. Isso porque os radicais livres são conhecidos como os principais vilões do envelhecimento.

Os RADICAIS LIVRES são produzidos pelas células do nosso corpo durante o processo de produção de energia. Eles são moléculas “ladrões”, pois roubam “energia” de outras moléculas próximas, as deixando sem “energia”.

ESTRESSE OXIDATIVO

Porque acontece o estresse oxidativo

Quando os radicais livres são produzidos em quantidade maior do que nosso corpo consegue neutralizar ou desintoxicar, ocorre um processo conhecido como ESTRESSE OXIDATIVO. E quando suas células ficam “estressadas” , há danos na pele e suas estruturas, acelerando o envelhecimento.

Mas isso não ocorre somente com nossa linda e sedosa pele. As plantas também sofrem com esses probleminhas.

Huanglongbing (HLB)

Durante a infecção pela bactéria que causa o HLB, por exemplo, o gene Rboh que é envolvido na produção de radicais livres nas células é ativado em diferentes variedades de Citrus, o que causa um aumento da produção de radicais livres nas plantas.

Antioxidantes
https://mundoasistencial.com/antioxidantes/. Adaptado

Mas para evitar que qualquer organismo (humano ou vegetal) acumule radicais livres, existem os antioxidantes, que são moléculas MARAVILHOSAS que se combinam com os radicais livres, tornando-os inofensivos e deixando a gente mais jovem! Não é maravilhoso??

Sistema que desintoxica

Sintomas de HLB
Sintomas de HLB Foto: FUNDECITRUS

Assim como nós humanos, as plantas possuem um sistema de detoxificação, ou seja, que desintoxicam. Esse sistema inclui enzimas antioxidantes como a superóxido dismutase (SOD), peroxidase (APX) e catalase (CAT). E sabe o que acontece quando as plantas de Citrus estão infectadas com HLB? Há uma inativação dos genes responsáveis pela produção dessas enzimas, e por isso, as plantas que estão infectadas tem uma dificuldade muito maior de eliminar os radicais livres. E esse acúmulo de radicais livres faz com as que células vegetais fiquem “velhas”, levando aos sintomas de amarelecimento das folhas que é típico de HLB (http://www.blogs.ea2.unicamp.br/descascandoaciencia/2016/07/26/o-monstro-que-ataca-citricultura/).

Para nossa pele, existem alguns creminhos com antioxidantes, que evitam o envelhecimento, mas e para as plantas? Em breve vamos falar de um produto super promissor, que pretende ajudar as plantas a combaterem os radicais livres e ficarem também mais “jovens”! Mas vamos falar disso em outro post…

Escrito por Laís Moreira Granato

About Laís 17 Articles
Bióloga, Mestre em Agricultura Tropical e Subtropical, Doutora em Genética e Biologia Molecular e Pós-doutoranda do Centro de Citricultura "Sylvio Moreira".