
“Eu sou verde! Comprem mais de mim! Estou na moda! Tudo em nome da natureza!”
“Hoje, recursos naturais, energia e tempo são mais preciosos do que nunca. (…) A motorola não discutiu sobre o quão fino o telefone era ou sua forma ou moda. Realmente isso foi sobre a idéia de ser eco-amigável como um ponto de venda. (…) Se todas as coisas se mantem iguais, esse é um bom jeito de se distanciar um pouco da multidão.”
Béééééé. Contradição detectada. Eles não pensaram em moda mas tiveram a idéia de ser “eco-amigável como um ponto de venda” ? Muito estranho isso…
Acho que agora podemos entender realmente o objetivo das empresas nesta nova situação. O objetivo é o mesmo. Fazer com que você compre coisas a qualquer custo, mesmo que não precise delas. O discurso é que eles não pensaram na “moda”, mas na verdade só estão fabricando este celular porque ser “verde” está na moda! Se não estivesse porque fabricariam? Para não vender? Então eles só se preocupam com o meio ambiente porque está na moda?
Sim. Esta realmente é a resposta. E muitas pessoas que compram este tipo de produto só compram porque ele está na moda. Coisa passageira e que, talvez amanhã, mês que vem ou ano que vem, sairá da moda. Porque é assim que funciona o mercado. “Seguindo” tendências. Por isso que eu digo sempre, o problema do rumo do movimento ambientalista foi ter entrado na “moda”. Acho que este caminho é perigoso e não tem um futuro certo. Deveríamos ter concentrado nossos esforços em mais educação e conscientização. Este era o caminho. Moda leva a alarmismo e pensamento acrítico.
É claro que este quadro não representa todas as pessoas que trabalham com “meio ambiente” no mundo. Muita gente séria trabalha com reciclagem e ensina pessoas a trabalharem com este tipo de produto, proporcionando mais renda e certa conscientização ambiental, principalmente para pessoas sem uma educação formal. Este é um trabalho sério e, com certeza, não utiliza produtos reciclados por moda.
Bem, se você quer dormir bem a noite achando que estará salvando o mundo, compre um celular desses. E como o funcionário da motorola disse, seja eco-amigável e compre mais produtos “verdes”!
PS.: Porque nunca fazem um produto deste tipo na cor preta ou qualquer outra cor sem ser verde? Porque será ?
Leia mais sobre o estardalhaço deste lançamento no sítio da motorola e no Sci-Tech Today.
Se o nosso objeto de estudo/trabalho está na moda, seremos ouvidos mais facilmente. Como profissionais da área, temos ainda o respaldo social. Juntando essas duas coisas, o resultado é que o que falamos tem um impacto muito grande, maior do que o que qualquer outra pessoa fale sobre meio ambiente.
Cabe a nós então falar com propriedade e seriedade, para converter esses possíveis problemas trazidos pela moda em educação ambiental verdadeira.
ps:. o cara da motorola ao menos assumiu ao dizer que é um ponto de venda.
Luiz, o duro é que as pessoas ainda não entendem o conceito verdadeiro de sustentabilidade. É preciso mudar toda a forma como vemos a vida, como vemos a rotina. E, muitas vezes, é preciso que outros mudem também para que a mudança seja significativa.
É duro. As pessoas não captam conceitos simples, como o de *reduzir*.
Mas, sério, fico pensando: será que o pessoal das empresas faz isso pra gozar com a cara da gente ou porque não sabe o caminho certo? O Colin Beavan, do No Impact Man, escreveu sobre isso outro dia. As empresas são feitas de pessoas, e na maioria das vezes são pessoas legais, pessoas de quem seríamos amigos se as conhecêssemos, mas elas precisam vender para manter seus empregos. Como é que a gente equilibra isso? Como é que se faz para enterdermos que a economia depende da natureza, que ela não existe se os recursos se esgotarem, como diz o Hugo Penteado? Eu ainda não encontrei as respostas nem pra minha vida.