Escolha uma Página
Pinturas_Rupestres_-_Serra_da_Capivara_IV (1)

Zoologia cultural em pinturas rupestres no Parque Nacional da Serra da Capivara, Piauí. Fonte: Wikimedia

Eu escrevo nesse blog desde 2008, mas nunca tinha visto trabalhos brasileiros que relacionassem um tema zoológico a cultura pop até encontrar essa foto em fevereiro de 2014 de um trabalho intitulado “Os aracnídeos como inspiração pra personagens dos universos DC e Marvel“. Achei genial. E isso dentro de um congresso acadêmico de Zoologia, não apenas em um evento sobre divulgação científica. Lendo um pouco mais sobre o conteúdo do poster descobri que ele faz parte da Zoologia Cultural, uma área recente da zoologia, caracterizada pelo estudo de elementos zoológicos em diferentes manifestações culturais. Resumindo é uma ótima interação entre divulgação científica e Zoologia, aliando pesquisa acadêmica de zoologia a cultura. Uma boa e recente referência sobre o tema pode ser lida aqui.

Esse ano fui surpreendido por outro interessante trabalho de Zoologia Cultural, apresentado na IV Jornada de Zoologia da UNIRIO (antes do hype do Pokémon GO):

O trabalho sobre moluscos do Pokémon também estava inserido em um evento acadêmico de Zoologia, ao lado de trabalhos de pesquisa básica de outros alunos da Universidade federal do estado do Rio de Janeiro. Com certeza estar ao lado de outros trabalhos de pesquisa básica é interessante, mas o tema é tão rico que poderiam fazer um evento específico sobre Zoologia Cultural, não é? Sim! Foi exatamente isso que o professor da UNIRIO Elidiomar Ribeiro da Silva também pensou e por isso está organizando o I Colóquio de Zoologia Cultural que vai acontecer no dia 8 de setembro. Elidiomar é grande entusiasta de quadrinhos e foi um dos autores dos dois trabalhos que eu citei nesse post, dentre outros, como esse sobre a HQ Aracnofobia e esse outro sobre personagens da Marvel e DC inspirados em aracnídeos.

323394_f493d7f8c39f4014b67215d4aed1f7b6-mv2

O evento contará com a apresentação de temas livres (sob forma de pôsteres) e exposições, além de palestras com professores de escolas e universidades sobre a inserção de ícones da cultura pop em aulas de biologia, a utilização de animais em símbolos de clubes de futebol e a representação de insetos como personagens de games, entre outros assuntos. As inscrições estão abertas até o dia do evento, ou até que seja atingido o limite de 120 participantes. Já o período para envio de trabalhos se encerra no dia 8 de agosto. Eu já garanti a minha vaga!

Mais informações, inscrição e submissão de trabalhos no site ou no facebook do evento.