Escolha uma Página

Quem nunca ficou impressionado ao olhar as asas de uma borboleta? Na minha opnião são todas muito bonitas e interessantes. Seus padrões de cores e formas podem nos lembrar olhos ou até mesmo que a cabeça da borboleta está na parte traseira dela.

padroes de asas de borboletas2.jpg
Estes padrões são muito importantes para a sobrevivência da borboleta, tanto para evitar predadores, quanto para atrair parceiros para reprodução. E esta é a parte interessante, existe uma divisão espacial deste padrões. Jeffrey Oliver e seus parceiros publicaram recentemente um artigo na revista Proceedings of The Royal Society B sobre este tema. Eles observaram que tal divisão espacial é de extrema importância para borboletas. A parte de dorsal da asa seria responsável por sinilizar padrões responsáveis pela atratividade sexual da borboleta, enquanto os padrões da parte ventral seria importantea na sinilização para evitar predadores.

Observou-se uma taxa maior de evolução, pela reconstrução filogenética, dos caracteres responsáveis pelos padrões sexuais em comparação com os padrões responsáveis em evitar predadores. Este é o primeiro estudo a demonstrar que tal separação espacial é uma estratégia viável em acomodar várias funções de sinalização em uma mesma parte coporal. Além de tal comportamento ser de suma importância na diversidade de padrões visuais nas asas desses animais, e por conseguinte, na diversidade de espécies.

Realmente, seria muito perigoso para as borboletas altas taxas de mudança da aparência da parte da asa responsável em afugentar predadores. Mutações que levassem a asas das borboletas apresentarem fisionomias que afugentassem (de maneira mais tosca que seja) os predadores, foram selecionadas ao longo do tempo. Imagina ao invés de parecer olhos de coruja, sinalizassem com maior clareza a presença da borboleta que tenta, em vão, se esconder. Rapidamente, todas as borboletas que tivessem essa fisionomia seriam predadas e esse padrão sumiria da população.

Fonte: Nature

Referência: Oliver, J. C., K. A. Robertson, and A. Monteiro. 2009. Accommodating
natural and sexual selection in butterfly wing pattern evolution. Proc. R. Soc. B, doi:10.1098/rspb.2009.0182