Escolha uma Página

Como eu disse, adoro aves. Então este é mais um post sobre esses incríveis animais. O canto das aves tem um papel muito importante na dinâmica de suas vidas. Usado para atrair as fêmeas, o canto elaborado dos machos é usado também para afugentar outros machos. É por causa dessa caraterística, que pássaros canoros são tão valorizados pelos humanos. Eles colocam os pássaros próximos uns aos outros, assim, estimulando as aves a cantarem (instinto de afugentar do seu território outros machos). Os que cantam mais são os mais valorizados. Puro egoísmo e narcisismo humano.

Carlos Botero e colaboradores observaram que o canto de algumas espécies da Família Sturnidae (antiga Mimidae) era mais complexo e elaborado em regiões onde o clima é mais incerto. Isto é, ambientes nos quais existe grande variação entre estações ou os padrões climáticos são imprevisíveis dificultam as tentativas de reprodução e a obtenção de alimentos. Por esses pássaros possuirem uma característica muito interessante, eles são capazes de imitar cantos de outros pássaros, adicionando trechos de outra autoria a seu próprio canto. Assim, quanto mais complexo o canto, maior seria a capacidade cerebral do indivíduo em questão, o que daria uma maior probabilidade de conseguir se reproduzir. Botero explica que as fêmeas nesses ambientes mais extremos são mais exigentes na hora da escolha do macho.

sabia do campo.jpg
Essa escolha das fêmes dessas aves, seria algo como as mulheres humanas dessem mais valor a inteligência de seus parceiros (maior capacidade cerebral), ao invés da aparência física.  Botero explica que essa escolha das aves estaria favorecendo comportamentos de  inovação e maior inteligência dos machos, características essas que ajudariam na sobrevivência em ambientes com grande variabilidade climática.

Paralelos entre humanos e pássaros podem ser feitos sobre essa ótica. Artes, linguagem e música poderiam ter sido desenvolvidas como características que indicariam sinais de maior inteligência, e então, maior chance de sobrevivência na natureza. Exemplo clássico de seleção sexual.

“Our data suggest that a similar process might be going on in the
songbirds, and this possibility presents us with a unique opportunity
to understand the forces behind the evolution of traits that are so
important for our own species.”

Carlos Botero
Fonte: Eurakalert

Referência:

Carlos A. Botero, Neeltje J. Boogert, Sandra L. Vehrencamp and Irby J.
Lovette. 2009. Climatic Patterns Predict the Elaboration of Song Displays in
Mockingbirds. Current Biology. doi:10.1016/j.cub.2009.04.061