Escolha uma Página

Atualmente, nas grandes cidades, pombos são sempre um problema sério. Princpalmente quando estamos bem arrumados, indo para um compromisso sério. Somos alvos móveis para aquela numerosa artilharia aérea. Mas nem tudo é trevas. Imaginem pássaros maiores que condores voando, diariamente, sobre nossas cabeças.

Os maiores pássaros que existem atulamente, pesam por volta de 15 Kg no máximo. Pelicanos, gansos, condores e outros. Eles possuem em comum grandes asas e penas, sendo um grande peso que eles tem que levantar para sair do chão. Porém, um comportamento típico de todos os pássaros pode ser o responsável por não existir pássaros maiores do que os top de linha de hoje. A muda! Todos os pássaros perdem penas em determinadas épocas do ano, ou melhor, trocam as penas velhas por penas novinhas em folha.

passaro na muda.jpg

Periquito na muda. Observem a plumagem incompleta.

Quando se é um pássaro pequeno, por mais que ele perca várias penas, ainda é possível voar. Um passarinho comum (que vendem em pet shops, canário belga por exemplo) pesam 100 gramas ou menos. Assim, fica fácil não perder sua capacidade de voo. Agora imaginem um ganso de 10 Kg perdendo as grande penas de suas asas? Isso impossibilitaria, sem dúvidas, o voo deles. E, em um ambiente natural, isso seria um prato cheio para os predadores. Uma grande ave andando pelo chãos, ainda por cima, andando de maneira tosca.

Assim, pássaros maiores, mudam seus padrões de muda. Isto é, ao invés de 1 vez por ano, fazem mudas 1 vez a cada 2-3 anos. Outros não perdem penas de ambas as asas ao mesmo tempo, fazem mudas de cada asa em épocas diferentes. Já o maior pássaro que já voou nos nossos céus (um raptor de 70 kg, a 6 milhões de anos atrás), acredita-se, que fazia a sua muda de uma só vez e ficava quietinho sobrevivendo de suas reservas corporais enquanto suas penas voltavam a crescer.

Então esse balanço entre perder penas e ser pesado o bastante para ter seu voo comprometido drasticamente, pode ter sido o gargalo da não existência de pássaros enormes como esse de 70 Kg. Quanto mais tempo no chão, maior a probabilidade de um pássaro ser predado. Então pássaros muito grandes, por mais que tentassem regular suas mudas, não conseguiriam levantar tanto peso do chão devido a falta de penas (mesmo que poucas). E ainda, é mais fácil achar um pássaro enorme andando, do que um de menor tamanho.

Esse post me faz lembrar de um continho: “O pato nada, voa e anda. Porém, faz de maneira tosca os três”. Será que temos que nos especializar cada vez mais em determinados assuntos ou a cultura geral é mais importante? Fica a pergunta.

Fonte: ScienceNOW