Escolha uma Página

ResearchBlogging.org
O valor evolutivo da intelegência sempre foi foco de grande interesse. A maioria das mulheres tem a inteligência como um atributo que seu pretendente deve ter para conquistá-la. Shohet e Watt (Universidade de Shffield) realizaram um estudo onde avaliaram a capacidade de aprendizagem de diferentes indivíduos de peixes e testaram se isso tem alguma influência na escolha destes por fêmeas de sua espécie. A espécie usada foi a Poecilia reticulata o famoso Guppy (ou lebiste).

Esta espécie é conhecida no meio científico por reconhecer e lembrar de indivíduos do seu grupo, bem como adquirir e usar informações na escola de parceiros e na busca por alimentos. Mas como testar a inteligência dos machos? Não foi com o uso de testes de QI. Os pesquisadores usaram labirintos em aquários, nos quais, ao final da rota, o peixe poderia encontrar alimento. Durante alguns dias, o tempo levado pelo peixinho para encontrar comida nos dois labirintos foi cronometrado. Esta medida indica a capacidade de aprender o caminho para comida nos dois cenários, com isso, machos que demoram menos tempo com o passar dos dias teriam uma capacidade de aprendizagem maior (mais inteligentes). Esta capacidade seria de grande valia na natureza, pois peixes mais inteligentes aprenderiam mais rápido a nadar pela correnteza dos rios, sendo assim mais eficientes na busca por alimentos e mais ágeis na fuga de predadores. Se alimentando melhor, teriam maior tamanho corporal e manchas laranjas maiores (características que deixam as fêmeas dos gupps louquinhas!).

guppy.jpgLabirintos usados no experimento

E como é avaliado a atratividade de um macho em comparação aos outros? Quem respondeu que é somente ver o saldo bancário de cada um, errou feio. Foi montado um aquário retangular, sendo este dividido em três partes. Em cada uma das pontas ficava um macho que foi avaliado nos labirintos e, na parte central, foi colocada a fêmea. Em um combate de 10 minutos foi anotado a posição da fêmea a cada 15 segundos, assim, se ela ficasse mais interessada por um dos machos, seria percebido pela frequência de aproximação do lado do garanhão.

gráfico inteligencia.jpg

Está comprovado graficamente: inteligentes são mais atraentes (pelo menos para os peixes)

Foi observado que os machos mais inteligentes atraiam mais as fêmeas, elas tendiam a ficar mais próximas a eles. Os pesquisadores acreditam que esta inteligência pode ser mostrada pelo macho através de movimentos corporais na hora da conquista, além disso, machos mais inteligentes ocupavam posições de dominância com maior frequência. Porém, ainda está um pouco obscuro qual fator que externa essa inteligência.

Agora, você que sempre se achou um nerd e não pegava ninguém sabe que o problema é como externar sua inteligência. Inteligente do jeito que você deve ser, teste movimentos sensuais ou tente ocupar cargos de líder. Se isso tudo não funcionar, comesse a achar que você não é tão inteligente assim, e aliado a uma carcaça não tão agradável, as coisas não ficam são fáceis. Agora, por favor, não use a cantada de que está comprovado cientificamente que os inteligentes são mais atraentes para chegar naquela garota bonita tomando um drink na balcão da boate, muito menos naquela que está dançando na pista. A palavra “cientificamente” não faz muito sucesso em locais escuros, repleto de álcool e música alta.

Referência:

Shohet, A., & Watt, P. (2009). Female guppies
prefer males that can learn fast
Journal of Fish Biology, 75 (6), 1323-1330 DOI: 10.1111/j.1095-8649.2009.02366.x