Escolha uma Página

chama maré.jpg

Os caranguejos chama-maré são bem comuns nas áreas de manguezais. Estes animais pertencem ao gênero Uca. O interessante é observar o balé dos machos levantado suas pinças. Eles possuem uma, do par de pinças, bem desenvolvida. É como se malhassem somente um dos braços (comportamento típico dos adolescente humanos do sexo masculino).

Esse movimentação da pinça mais desenvolvida tem bastante importância na época de reprodução e na disputa por espaço. Um trabalho publicado na revista Biology Letters indicou que, na disputa para chamar atenção da fêmea, os machos podem levantar e abaixar (como um aceno) mais de 20 vezes a pinça. E o mais interessante, machos que começa a ver esse comportamento em outros machos, passam a fazer o aceno também, mesmo sem ter visto a fêmea ainda. Isto é, ao ver que tem um outro macho se comportando como se tivesse chamando atenção de uma fêmea, os outros machos começam a tentar chamar a atenção também, mesmo sem ter visto a fêmea. Assim, todos entram em um louco frenesi de tentarem mostrar que o deles é maior e que balançam mais que o dos outros concorrentes.

chama maré.gifMelhor eu começar a acenar, vai que o meu é maior!

A questão, pelo menos entre os caranguejos, é espionar seus concorrentes. E entre eles, tamanho deve fazer a diferença, senão não teriam pinças tão desproporcionais!

Fonte: ScienceNow