Escolha uma Página

Salto Morato - Fundação Boticário

O Discutindo Ecologia foi convidado pela Fundação O Boticário para conhecer a reserva natural de Salto Morato (Paraná – Guaraqueçaba). Essa reserva, com área de 2.340 hectares, foi comprada pela fundação e transformada em uma reserva particular do patrimônio natural (RPPN). Esse é um tipo de unidade de conservação que depende do ato voluntário do dono das terras para ser criada, com isso, ele assume o compromisso que essa área será usada, perpetuamente, somente com fins de pesquisa científica e visitação (recreativa, educacional ou turística). O extrativismo de qualquer tipo de material é proibido!

Qual a vantagem de ceder suas terras para virar uma RPPN? Isenção de imposto territorial rural (ITR), prioridade na destinação de recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente e ainda podem conseguir financiamento de ONG’s para projetos de conservação, educação ou lazer.

Indo para reserva, pudemos passar de Paranaguá a Guaraqueçaba pela baía e observamos centenas do golfinhos.

salto morato.jpg
Ao chegarmos na reserva, partimos para uma trilha linda para conhecer o Salto Morato.

Salto Morato - Fundação Boticário

No dia seguinte, fizemos a trilha da Figueira.

Salto Morato - Fundação Boticário

Essa inciativa faz parte do projeto Qual paisagem você quer proteger?

A RPPN de Salto Morato fica aberta ao público (R$7,00) e tem camping (R$10,00).

Quer ver mais fotos da reserva? Acesse meu Flickr e veja mais fotos da viagem. Procure pelo tag #paisagens no Twitter e veja outros blogueiros que participaram da iniciativa.