Escolha uma Página

As interações tróficas entre os animais são incríveis. Principalmente, quando a diferença de tamanho entre os dois é gigantesca, bem como a resultado para todo o ambiente.

Em um trabalho publicado na revista Current Biology, pesquisadores americanos observaram que comportamento de alimentação de elefantes era altamente influenciado por formigas. Isto se deve ao fato de uma espécie de árvore (Acacia drepanolobium) ser colonizada por formigas. Estes insetos constroem sua colônia sobre o vegetal, impedindo que ele seja consumido por elefantes.

formigas.jpgEstas árvores crescem, basicamente, em solos argilosos, formando ilhas de vegetação na savana. Os elefantes passam longe dessas ilhas, apesar de abundância de alimento. Este fato que intrigou os pesquisadores. Para confirmar, foram feitos dois tipos de tratamento: primeiro, retiraram as formigas das árvores e, segundo, colocaram as formigas em outras espécies de árvores que os elefantes se alimentam comumente. No primeiro caso, os elefantes se alimentam dessa espécie, quando desprotegidas por formigas. No segundo, os elefantes evitaram as espécies agora cobertas por formigas.

Sendo assim, concluíram que as formigas protegiam mesmo os indivíduos da espécie Acacia drepanolobium, mantendo a estabilidade vegetal de grandes manchas dentro da Savana. Isto porque a fome dos elefantes é quase que insaciável, sendo capazes de destruir imensas áreas atrás de alimento . Entre os benefícios disto, está a possibilidade da manutenção de grandes estoques de carbono em biomassa vegetal, visto que as savanas contribuem com mais de 20% da biomassa vegetal global.

Na nossa Mata Atlântica, temos um exemplo deste tipo de relação ecológica entre formiga e vegetal. As espécies do gênero Cecropia (mais conhecidas como Embaúba) são colonizadas por formigas do gênero Azteca, sendo protegidas dos herbívoros.

embaúba.jpgIndivíduo de Embaúba

Neste contexto, podemos observar a importância de cada espécie dentro do ambiente, tanto em escala pequena escala (diminuição da herbivoria), quanto em grande escala (balanço global de carbono). Sendo assim, a manutenção da biodiversidade deve estar na pauta política de todo e qualquer nação.

Fonte: The Scientist