Escolha uma Página
O intuito inicial deste blog foi sempre escrever sobre ecologia. Tenho ensino técnico na área de ciências biológicas, graduação em biologia e mestrado em Ecologia. Porém, sou professor da rede municipal da cidade do Rio de Janeiro. E por propriedade da causa posso falar que o ensino público carioca está em péssimas condições.

Alguns podem achar que estou louco. Ué Breno, o ideb das escolas do Rio não aumentou? Está sendo noticiado aos quatro cantos. Sim, caro amigo. Saiu do péssimo para o muito ruim, na maioria dos casos. Observem esta Tabela com os dados. Atentem mais para os resultados da sétima série. Analisem com carinho as notas do IDE-Rio (genérico do IDEB brasileiro). Ele é feito somente com duas séries. Avaliam o segundo segmento (antigo ginásio) somente com notas de portugês e matemática da sexta série e o primeiro segmento (antigo primário) com notas da segunda série . Esse é o avanço. Essa é a maquiagem.

Dentre os vários outros absurdos, como a escola (nesse caso em escolas estaduais do Rio de Janeiro) perder pontos na avaliação devido a alunas grávidas. Isso mesmo, se uma aluna fica grávida a culpa é da escola que não teve projetos suficientes para que essa mulher não engravidasse. E sabe o mais bizarro? Existem alunas casadas. Com isso, uma escola é mal avaliada se uma aluna casada tiver filho.

Somos a segunda pior rede estadual de ensino médio do Brasil, só perdemos para o Piauí!

Com isso, gostaria de compartilhar um discurso de uma professora Amanda Gurgel do Rio Grande do Norte que reflete bem a realidade de todos os estados brasileiros. Diante da secretária de educação do estado, ela deu um tapa na cara de todos os políticos com luva de pelica.

Só para constar, o salário de um vereador da Cidade do Rio de Janeiro
foi reajustado em 60% esse ano, indo para a bagatela de R$15.000,00. Cada um com direito a um carro jetta, num gasto total de R$ 3.528.088,20. Iso é, 2743 meses ou 228 anos de trabalho meu para carros de luxo de vereador.

Meus números? 1, 2, 8, 6, 0 e 5! Isso mesmo R$1.286,05. Envergonhem-se políticos do Rio de Janeiro.