Escolha uma Página

ResearchBlogging.orgO mundo animal é muito intrigante, pricipalmente em relação a vida sexual. Como exemplo ótimo exemplo, temos os Bonobos, em que o sexo rola solto (vários casos de relações homossexuais, principalmente feminina) e regula a hierarquia do grupo.

Agora, temos um outro diferente comportamento sexual revelado. As aranhas da espécie Anelosimus studiosus curtem umas boas preliminares. Isso mesmo, machos que fazem cortejos e simulam sexo com com suas parceiras que não estão ainda não estejam maturas sexualmente, as deixam mais felizes e aumentam a “sintonia” entre o casal. Assim, quando as fêmeas estão prontas para copular “pra valer”, estas tendem a ser mais dóceis. Os louva-deus  machos deveriam conversar com as aranhas machos e manter suas cabeças no lugar.

Anelosimus studiosus (por Spider Joe)

Outra, comportamento interessante é que os machos mais valentões tendem a se praticar mais preliminares com suas pretendentes, sendo que os machos menos brigões preferem fazer suas brincadeirinhas com as fêmeas maiores.

Entretanto, a vida dos machos não é tão fácil assim. Os meninões tem que contrabalancear o gasto de energia em brincadeirinhas sexuais e brigas com outros do mesmo sexo. Assim, não basta se matar de fazer fêmeas felizes, eles devem também guardar energia para possíveis brigas com seus competidores. Isto é, não pode ser somente um Don Juan ou um Anderson Silva (olha que o apelido dele é “Spider”), o ideal deve ser algo intermediário.

Vivendo e aprendendo com as aranhas!

Pruitt, J., Burghardt, G., & Riechert, S. (2011). Non-Conceptive Sexual Behavior in Spiders: A Form of Play Associated with Body Condition, Personality Type, and Male Intrasexual Selection Ethology DOI: 10.1111/j.1439-0310.2011.01980.x