Escolha uma Página

ResearchBlogging.orgBentinho sofreu por muito tempo com a dúvida se Capitu o traiu ou não. Mas os percevejos da espécie Lygus hesperus é que são espertos. Em um trabalho publicado no periódico Animal Behaviour mostra que além do espermatóforo depositado na fêmea, os pesquisadores suspeitavam de alguma substância que poderia intensificar ainda mais esta repulsa de outros pretendentes.

Sabendo que os machos destes insetos preferem as fêmeas virgens para copular, os pesquisadores fizeram uma “vitamina” do espermatóforo e aplicaram sobre as imaculadas. Eles observaram que estas fêmeas atraiam menos machos dispostos a “namorar”.

Lygus hesperus

Sim, mas qual substância seria esta? Os cientistas também observaram que nos receptáculos seminais das fêmeas que acabaram de copular existia grande quantidade acetato de miristila, enquanto nas fêmeas virgens não. Usando acetato de miristila sintético como um “perfuminho”, os pesquisadores confirmaram que esta substância atua como repelente de machos.

Nos humanos, esse substância de chama “meu marido é policial”, afastando qualquer tipo de pretendente!

Referência: Science Now
Brent, C., & Byers, J. (2011). Female attractiveness modulated by a male-derived antiaphrodisiac pheromone in a plant bug Animal Behaviour, 82 (5), 937-943 DOI: 10.1016/j.anbehav.2011.08.010