Escolha uma Página

É com grande prazer que inauguro uma nova seção no Discutindo ecologia: Patentes Verdes. Procurando mais sobre este assunto a algum tempo, encontrei o blog Green Patent. Rapidamente, este se tornou uma referência para mim, com isso entrei em contato com o seu administrador Eric Lane. Após uma troca de e-mails fechei uma parceria com ele para tradução ou uso como referência dos posts do seu blog.

Para começar, a duas semanas atrás me deparei com um post sobre um navio gerador de energia. Projetado pela Fraunhofer Center for Manufacturing Innovation (FCMI) este navio se aproveita da energia transportada pelas ondas para produzir e, consequentemente, armazenar a energia transformada (isto é, energia elétrica).

navio, energia alternativa, energia das ondas, eletricidade, energia limpa

A pedido de patente WO 2011/060183 (nos próximos posts explico melhor esse sistema de numeração e trâmites de patentes) é direcionado a sistemas e métodos de “colheita” de energia compreendendo um barco, no qual estão acoplados a um aparato de captura de energia de ondas, sendo grande parte dela armazenada e uma pequena parte usada no próprio deslocamento do navio.

De acordo com a companhia, este sistema tem grandes vantagens como não precisar de cabos submersos de transporte da energia elétrica para o continente, possibilidade de se refugiar em momentos de tempestade (os outros sistemas são fixos) e evitam a presença de grandes estruturas fixas como obstáculos no mar. O site da empresa disponibiliza uma animação interessante mostrando o processo todo.

Não tenho certeza de quanto tempo esse navio deve produzir energia vinda das ondas para neutralizar todo impacto da produção do navio e das baterias necessárias para o armazenamento e transmissão (por exemplo, produção e transporte do aço para a confecção do navio). O que só torna válido se tal impacto conseguir ser compensado durante a vida útil do navio. Porém, acredito que é assim que a evolução tecnológica se dá. Em um primeiro momento, a eficiência pode não ser tão grande, mas os estudos sobre a matéria disponibilizam os aprimoramentos futuros.

Com isso, temos o primeiro post dessa série. Nos próximos, tentarei explicar melhor como se dá o processo de confecção, depósito, andamento e concessão de patentes aqui no Brasil e no resto do mundo e, claro, outros pedidos de patente ou patentes relacionados

“Eric Lane is a patent attorney at Luce, Forward, Hamilton & Scripps in San Diego, where he works in the Intellectual Property and Climate Change & Clean Technologies practice groups. Mr. Lane can be reached at or at elane@luce.com. He authors the Green Patent Blog. His new book — Clean Tech Intellectual Property: Eco-Marks, Green Patents and Green Innovation — is on sale now.”