Escolha uma Página

Já comentamos muito aqui sobre o IPCC. Como se sabe, seus relatórios  (estamos na 4º edição) reúnem o estado da técnica sobre a ciência do aquecimento global. Ele se divide em 3 grupos de trabalho (“Bases científicas físicas”, “Impactos, adaptação e vulnerabilidade” e “Mitigação das mudanças climáticas”) e um Relatório final.

ipcc

Neste momento, tal organização está na preparação do seu quinto relatório, sendo que o Grupo 1 liberará seus dados e relatório entre os dias 23 e 26 de setembro deste ano. Entretanto, o mais esperado (“Impactos, adaptação e vulnerabilidade” – Grupo 2) deve sair somente entre os dias 25 a 29 de março de 2014.

Mas o que quero reforçar aqui é a natureza colaborativa de tais documentos. Por exemplo, no dia 28 de março foram abertas as inscrições para a segunda chamada para revisão por especilaistas das minutas do Grupo 2. Isto é, abre-se uma chamada para que especialistas do mundo inteiro se cadastrem para revisar os textos.

Como exemplo, na primieira chamada se inscreveram 563 especialistas de 60 países, gerando por volta de 19.000 comentários sobre o texto. Isso sim é revisão por pares. Não é vedada a participação de ninguém. Negacionistas são muito bem-vindos para exporem suas opiniões e apresentar seus dados. O IPCC divulga após todo esse trâmite tanto os comentários feitos pelos revisores, como as respostas dos autores.

É nesse contexto de ciência colaborativa que negacionistas criticam os relatórios do IPCC e desconfiam se realmente existe aquecimento global antropogênico. Chega a ser hilário a posição de algumas dessas pessoas, os dados nos mostram como tem se dado a evolução da concentração atmosférica de gases estufa e da temperatura no último século.

Os próximos 18 meses serão bastante esclarecedores e polêmicos. Aguardemos as publicações.