Parece que a Ana Maria Braga tem algum problema pessoal com Charles Darwin. Não sei o porquê, mas sempre que paro para ver o programa dela, me deparo com alguma atrocidade relacionada com o nome de nosso querido naturalista.
Nas duas primeiras vezes (primeira e segunda), a apresentadora confundiu Charles Darwin com Mendel. Atribuiu o trabalho das ervilhas ao Charles.
Porém, agora, em um lampejo, ela atribui a frase sobre evolução para o querido CHARLES CHAPLIN.
[youtube_sc url=”http://youtu.be/XFjajiGIKGE”]
Tenho que admitir que ela se corrigiu bem rápido, porém se enrolou todas na continuação.
Juro que não é perseguição, mas ela continua mexendo com os nervos de todos os biólogos do Brasil.
Update:
O Wadson Alan lembrou bem do post do Biologia Evolutiva sobre essa frase erroneamente atribuída ao Darwin. Eu já tinha lido o post também, mas não me lembrava onde. A questão do meu post foi mais ela ter confundido Chaplin com Darwin. Peguei no pé dela mesmo, mas por causa do passado de besteiras que ela disse (vide os vídeos dos indicados acima). Mas muito obrigado por lembrar do post do Gerardo.
Além de que, esta frase revela um caráter errado sobre evolução: o de que adaptação é uma ação consciente do indivíduo. A adaptação ocorre através da seleção natural sobre variações entre indivíduos de uma mesma espécie. Variações essas devido à mutações aleatórias. Sendo uma variação mais eficiente que outra em deixar descendentes, esta se tornará mais frequente na população. Muito resumidamente seria assim.
Segue a imagem que ele fez sobre o assunto:
Não podemos esquecer de uma vez, ainda na Record, em que ela disse que a MOTOcôndria era uma parte da célula.
Como disse certa vez Richard Gere... oops.. quer dizer, Richard Dawkings: "(...) let's be open-minded, but not so open-minded that our brains drop out" Maybe too late? 🙂
Ás vezes fico lendo a ira das pessoas contra alguém que conseguiu projeção social, devo admitir que também fui assim, hoje penso que a nossa frustração é que nos faz tão intolerantes e críticos quanto aos erros ,principalmente dos famosos, já que julgamos mais preparados que eles,e sem reconhecimento . Hoje com idade para ser mãe dos biólogos em questão, posso lhes dizer que sou uma doceira realizada, no ganho muito sou conhecida por poucos , levasse mais doce e prazer para o pais, seria mais reconhecida, quero dizer que somos recoñhecidos pelo bem que proporcionamos à coletividade. Ana merece iodo o seu sucesso pois a motivação e alegria que Ela transmite é a sua moeda de troca,não ouso dizer o nome do filósofo que disse esta frase, para nao ser corrigida pelosilustres biólogos: "a inveja é uma merda".
É isso que dá fazer programa ao vivo e achar que pode falar o que quiser! se quer falar, estuda, pesquisa ou chama alguem que saiba e não sai falando lorota e influenciando milhares de pessoas ou induzindo elas ao erro...depois a criatura coloca no vestibular o chaplin e vai re
Pareceu um erro legítimo, pela rapidez em que ela se corrigiu. Mas também convenhamos, ninguém vai tomar ANA MARIA BRAGA como referência em biologia.
Ela também chamou bambu de árvore.
Bom, nem mesmo Darwin disse essa frase. Pode até ter sido dita por Chaplin.