Escolha uma Página

É inegável a importância literária de Ariano Suassuna para a literatura brasileira e, quem sabe, mundial. Sua história de vida é emocionante, porém quando resolveu falar sobre evolução… Vemos que ele é um magnífico escritor.

No vídeo abaixo, temos um participação dele em uma palestra. Nesse momento, ela descamba para evolução com sua incredulidade no “fato” de que o homem poderia ter vindo do macaco. Ela acha a inteligência da homem muito superior a do macaco. Claro que tenta reafirmar seu comportamento cristão. Duvidando até do papa. Vejam o vídeo.

[youtube_sc url=”http://youtu.be/s4R89HMKSHY”]

Primeiramente, nunca houve um casal de macacos que teve um filho humano. Tivemos sim um ancestral em comum. Por volta de 5 a 7 milhões de anos atrás, bem provavelmente, o último entre entre humanos e chimpanzés (hipoteticamente, quando deixamos de ser parecidos com macacos).

Vou me focar nos chimpanzés devido nossa semelhança.

Praticamente, 30% de nossas proteínas são idênticas as de chimpanzé. Geneticamente, nosso genomas diferem em trinta e cinco milhões de mudanças pontuais em nucleotídeos, cinco milhões de inserções/deleções e alguns rearranjos cromossomiais. Para quem gosta de saber quanto isso representa em porcentagem de diferença geral entre os dois genomas, isso nos dá um valor de, aproximadamente, 4%.

Por mais que essa diferença seja muito pequena, a evolução dessas duas espécies, Humanos (Homo sapiens) e chimpanzés (Pan troglodytes), seguiram rumos diferentes, o que não é de se espantar.

Estas diferenças evolutivas proporcionaram aos humanos, nós (pelo menos alguns…), uma capcidade cognitiva maior. Por exemplo, nosso cérebro tem, em média, 1350ml de volume, enquanto o do chimpanzé tem 370, também em média. Mesmo nossos corpos tendo volumes parecidos, isto é, temos uma cérebro maior do que o esperado para o nosso volume corporal quando comparado com outros símios.

Existem algumas características interessantes no cérebro de primatas, tais como:

  • Razão de 1:1 entre os neurônios e células não-neuronais.
  • O tamanho do cerebelo de primatas aumenta linearmente com o seu número de neurônios.
  • O tamanho do córtex cerebral primata aumenta linearmente com o seu número de neurônios.
  • O tamanho do córtex cerebral primata está relacionada com o tamanho da sua cerebelo.

Sendo que todas essas características também ocorrem no cérebro humano.

chimpanzee-chess-140205

Não é difícil achar agora que humanos e chimpanzés são bastante diferentes visto o tempo entre a divergência entre os dois, sendo que existem muito mais coisas que nos assemelham com eles do que nos diferem. Neste contexto das diferenças, temos a manutenção de espessa pelagem sobre a pele dos macacos e nosso bipedalismo (o que causou profundas diferentes anatômicas entre o corpo símio e o humano). Olhem a imagem abaixo, para alguns pode ser até perturbante:

chimpanze_pelado

Em relação a comunicação, os queridos chimps possuem avançada linguagem através de vocalizações e, muito surpreendente, expressões faciais (como alegria, surpresa, raiva, tristeza e outras) muito parecidas com as dos humanos.

Porém o ponto alto da diferenciação feita pelo escritor nordestino entre os humanos e chimpanzés foi a capacidade do homem criar ferramentas, exemplificada pelo pregador. Porém, é de amplo conhecimento a habilidade dos chimpanzés em produzir ferramentas com objetos encontrados na natureza.

Esponja de folhas por exemplo:

Usando varetas para pegar cupins:

E este bem legal, onde eles usam pedras para quebrar sementes e ainda ensinam aos filhos:

[youtube_sc url=”http://youtu.be/5Cp7_In7f88″]

É certo que um indivíduo de Pan troglodytes nunca vai produzir computadores, mas diante de tudo isso descrito acima, temos certeza que um outro macaco conseguiu. O macaco Homo sapiens. E fez isso devido (claro que não intencionalmente) ao caminho evolutivo seguido pela espécie via seleção natural.

Porém, o que mais me impressionou foi a desejada superioridade que Ariano quer ter em relação a um macaco. Somos tão superiores assim? Os coronéis do nordeste que mantem a indústria da seca, os quais retratados brilhantemente pelo escritor em algumas de suas obras, são tão superiores assim?

Lembre-se Beethoven, só é Beethoven para gente. Os chimpanzés vivem em harmonia com seu ambiente. Se não fosse por nós, estariam ainda mais tranquilos levando suas vidas. Diferente de nós que destruímos nosso ambiente (e dos outros), além de dizimarmos nossos semelhantes por nada.

Ainda me resta a dúvida se quero ser mais parecido com humano ou com um chimpanzé!