Dia Mundia do Meio Ambiente, Reciclagem…


“Hoje é dia Mundial do Meio Ambiente, não é lindo isso?” Foi ouvindo esse comentário de uma colega de trabalho que meu dia começou e depois de ouvi-lo veio uma pessoa que ADORA tumultuar perguntar o que ela fazia para preservar o meio ambiente e citou como exemplo o óleo de cozinha.
Minha colega alega que jogava o óleo na pia porque não sabia onde recolhiam e que não havia divulgação do assunto. Pois bem, por conta disso resolvi fazer um post com os números dos telefones das empresas que recolhem o óleo de cozinha na sua casa. Tudo bem que isso ainda não acontece em todas as cidades do país, mas se a sua cidade está listada você pode fazer a sua parte. E outra coisa, as pessoas juntam tanta tralha, será que custa juntar umas garrafas de óleo até dar um destino correto para ele?

Se você mora na cidade de São Paulo:

LIRIUM
Coletam a partir de 50 litros de óleo.
Passam para recolher de acordo com a necessidade do local (semana,mês ou quinzena).
Emprestam recipientes de 50 L para armazenar o óleo.
Telefone : (11) 4544-1024

Comércio e Indústria COSTACOI Ltda.
Recolhem a partir de 50 L de óleo, colocados em garrafas PET. Trocam o óleo por material de limpeza.
Telefone: (11) 6910-7697
Projeto Vira Lata
Recebe doação do óleo, juntamente com a de outros materiais separados pela coleta seletiva.
Endereço: Av. Embaixador Macedo Soares, 6000 (paralela a Marginal Tietê)
Vila Leopoldina – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3831-1501
e-mail: viralata@viralata.org.br

O Pão de Açúcar também está recolhendo óleo de cozinha. As unidades Pão de Açúcar que já possuem o coletor de óleo de cozinha são: Borba Gato, Brooklin, Carneiro da Cunha, Morumbi, Pedroso, Portal, Real Parque, Ricardo Jaffet e Santo Amaro. Para este ano, estão previstas instalações de novas Estações nas cidades de São José do Rio Preto (SP), Ribeirão Preto (SP) e Indaiatuba (SP).

Moradores do Grande ABC (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra)

Para doar os resíduos pelo serviço basta ligar no (11) 4991-1112. Neste caso, o mínimo de óleo a ser coletado é de cinco litros.
Você também pode levar o óleo de cozinha usado (armazenado em garrafa PET) até a sede da ONG (Triângulo), que fica na Rua João Ribeiro, 348 – Bairro Campestre – Santo André.

No Rio de Janeiro

Disque Óleo Vegetal Usado
Telefone: (21) 2260-3326 / (21) 7837-9446
e-mail: contato@disqueoleo.com.br
site: www.disqueoleo.com.br

Em Curitiba

Para evitar que o óleo de cozinha seja jogado no esgoto, a Prefeitura está lançando o serviço de coleta especial, com recolhimento nos 78 pontos do Câmbio Verde e nos 21 terminais de ônibus da cidade. Depois de recolhido, o óleo de fritura é encaminhado para a reciclagem, onde é transformado em sabão, detergente e matéria-prima para fabricação de outros produtos.

Para ser entregue, a óleo deve ser armazenado em garrafas pets, de preferência transparentes. Os dias e horários da coleta podem ser obtidos pelo telefone 156 ou na página da Prefeitura na internet (www.curitiba.pr.gov.br). Outra opção é ligar diretamente para o departamento de Limpeza Pública, em dias e horários úteis (3338-8399).

Na minha rápida pesquisa encontrei essas cidades, mas acredito que possa ter mais, caso alguém queira que eu divulgue aqui, deixe uma mensagem nos comentários.

Como hoje é dia do meio ambiente foi sugerido que todos os blogs fizessem uma blogagem coletiva sobre o assunto, como meu blog tem como tema meio ambiente não sei se me enquadro, mas de qualquer forma ai está. Por um planeta mais limpo vamos reciclar nosso óleo de cozinha!

7 Comments

  • Rosamaria
    5 de junho de 2007 - 14:33 | Permalink

    Que idéia boa essa de coletar o óleo de cozinha! Pena que no nosso interior essas coisas não existam.Vou passar a diante, de repente chega em alguém que possa fazer alguma coisa.Obrigada, Cláudia!Bj.

  • Carlos Gama
    7 de junho de 2007 - 23:07 | Permalink

    Ótima idéia! Adorei, procurei muito na internet até achar no seu blog instituições/empresas que recolhem oléo para reciclagem.Parabéns.

  • Anonymous
    22 de julho de 2007 - 15:30 | Permalink

    Escrevendo para lhe parabenizar,pois a muito tempo procuro onde entrgar o óleo de cozinha usado e encontrei aqui.Sou moradora do Rio de Janeiro.Muito obrigada,vamos tentar ajudar nosso Planeta.Bjs,Deyse.

  • Cosme Saraiva
    23 de outubro de 2007 - 13:41 | Permalink

    RIO, 23 DE OUTUBRO 2007.AOS SENHORES ADMINISTRADORES E PARTICIPANTES:O Projeto CYCLOS (ESTADO DO RIO DE JANEIRO)irá coletar no local o seu óleo vegetal de fritura usado e trocá-lo por óleo de soja novo, produtos de limpezas ou por Valor !!! A ESCOLHA DEVE SER SUA!!! Você, pessoa física ou jurídica, cadastre-se agora para que possamos providenciar toda a estrutura logística para o ciclo de coleta: vasilhame para locar o seu óleo, cálculo para determinação do período ideal para retirada po vasilhame cheio e entrega do óleo de soja virgem. PARTICIPE DE NOSSO PROCESSO DE COLETA DO ÓLEO DE SOJA USADO(ÓLEO DE COZINHA)CADASTRE-SE E TRANSFORME UM PROBLEMA SOCIAL EM LUCROS!ALÉM DISSO, VOCÊ ESTARÁ PONDO UM FIM EM PROBLEMAS DE ENTUPIMENTOS QUE OCORREM EM SUA RESIDENCIA E, PRINCIPALMENTE, REDUZINDO A CONTAMINAÇÃO DOS SISTEMA DE AGUAS DE NOSSO ESTADO.SENDO VOCÊ UM CADASTRADO, RECEBERÁ UM VASILHAME, CASO SEJA UM GRANDE CONSUMIDOR DE ÓLEO, PARA GUARDAR O ÓLEO USADO. NO PERÍODO ACERTADO, FAREMOS O RECOLHIMENTO DESTE VASILHAME, COLOCANDO UM OUTRO VAZIO E FAZENDO O PAGAMENTO DE SUA COLETA. A COLETA PODERÁ SER SEMANAL OU MENSAL. PARA VOCÊ QUE PRODUZ POUCO RESÍDUO, RECEBEREMOS EM QUALQUER QUANTIDADE EM GARRAFAS PETs OU SIMILARES. O IMPORTANTE É NÃO CONTAMINAR COM ÁGUA.NÓS IREMOS BUSCAR A SUA COLETA!!!VOCÊ PODE MONTAR UMA EQUIPE DE COLETA, AMPLIANDO OS SEUS GANHOS!!! CADASTRE-SE E LUCRE!OBS.: PARA CADASTRADOS COM VOLUME DE COLETA ABAIXO DE 05 LITROS / MÊS PODERÃO SER USADO GARRAFAS PETs VAZIAS DE 02 LITROS, SEM RESÍDUO DE REFRIGERANTES E/OU OUTROS LÍQUIDOS QUE NÃO SEJA ÓLEO DE COZINHA.A TROCA OU VENDA: O CADASTRADO PODERÁ OPTAR POR VENDA POR LITRO OU TROCA POR ÓLEO VIRGEM.• PREÇO PAGO POR LITRO RECOLHIDO: R$ 0, 40• QUANTIDADE DE ÓLEO RECOLHIDO PARA RECEBIMENTO DE 01 LITRO VIRGEM: 07 LITROS• QUANTIDADE DE ÓLEO RECOLHIDO TROCADO POR PRODUTOS DE LIMPEZA (aguarde tabela)CONTATOS PARA CADASTRO: sac@cjpsbusiness.com.br tel. 021 9219 8084 – 021 2425 3025É SÓ PREENCHER AS INFORMAÇOES SOLICITADAS E RESPONDER EMAIL OU TELEFONE.———————————————————————————————————————————-INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA REALIZAÇÃO DE CADASTRO:NOME DO CADASTRADO/EMPRESA:IDENTIDADE/CGC: PESSOA PARA CONTATO NO CASO DE PESSOA JURÍDICA:TEL:END:MELHOR DIA OU PERÍODO PARA COLETA:NÚMERO DE MORADORES NA RESIDÊNCIA:MORADIA, ASSOCIAÇÃO, COMUNIDADE, CONDOMÍNIO, COMÉRCIO OU OUTROS:PREFERE RECEBER EM DINHEIRO OU ÓLEO VIRGEM OU PRODUTO LIMPEZA:———————————————————————————————————————————-Atenciosamente,Cosme SaraivaDIRETOR DE PROJETOS

  • Lola
    6 de fevereiro de 2008 - 16:15 | Permalink

    Olá, Estava fazendo uma pesquisa para achar lugares que troquem oléo de cozinha por detergentes e achei seu blog. Estou fazendo um trabalho com assuntos semelhantes aos seus e você me deu uma ótima idéia de uma postagem. Um amigo havia feito o pedido para que eu descobrisse o endereço de locais que fizessem esta troca e através desta pesquisa acabei aprendendo bastante!Visite o blog:http://umaconscienciacoletiva.blogspot.comAbraços.

  • Pedro Nastri
    22 de outubro de 2008 - 19:23 | Permalink

    Prezados
    Sou jornalista e faço parte da Associação Jovem Vencedor e presidente do Graerp Grupo de Auxílio ao Estudante da Rede Pública – São Paulo que vem trabalhando com a coleta de óleo de cozinha usado, no intuito de gerar receitas para os cursos profissionalizantes que são ministrados gratuitamente em nossa sede, além da conscientização da preservação do meio-ambiente, retirando de circulação, e dando um destino ecologicamente correto, a um agente altamente poluente.
    Ex: cada litro de óleo de cozinha usado jogado no ralo, contamina 1 milhão de litros d’agua.
    O óleo recolhido é destinado à Usina de BioDiesel.
    O objetivo é levar estes cursos para várias associações da periferia, gerando renda e inclusão de jovens no mercado de trabalho.
    Estamos com uma campanha junto à associações de bairros, clubes de mães, ONGS, e outras, visando a inclusão digital, além de levar renda às comunidades carentes.
    Nosso projeto intitula-se ‘PROJETO RECICLÓLEO”.
    Para maiores detalhes entre em contato através do telefone (11) 3106-4010 ou por e-mail popularsp@yahoo.com.br
    Pedro Nastri
    jornalista

  • Lucas Mello
    22 de dezembro de 2009 - 16:14 | Permalink

    Muito boa essa iniciativa de preservar o meio ambiente. O condomínio onde moro, no Rio de Janeiro, trabalha com uma recicladora. Fui com alguns moradores visitar suas instalações e achei muito interessante a reciclagem do óleo.Nunca imaginei que o óleo velho poderia ter utilidade. Quem estiver interessado aqui vai o nome da empresa que visitamos Reveg residuos (www.revegresiduos.com.br)
    Pessoal, devemos cuidar deste planeta, pois é nossa casa. Um abraço a todos.

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Skip to content