É sempre bom lembrar que…


A cada 9 ou 10 segundos, o equivalente a um campo de futebol desaparece da Amazônia.
A cada minuto a Terra perde 21 hectares de florestas, equivalente a 42 campos de futebol.
A cada minuto 50 toneladas de solo fértil são levadas pelo vento.
A cada minuto 10 mil toneladas de CO2 são lançadas na atmosfera.
A cada hora 685 hectares de terra produtiva, equivalentes a 1370 campos de futebol, se transformam em deserto.
A cada dia 250 mil toneladas de ácido sulfúrico (chuva ácida) caem no Hemisfério Norte.
A cada dia a populacao mundial aumenta 200mil pessoas (já descontados os mortos).
O mundo já está processando anualmente 26 bilhões de toneladas de recursos naturais, a maior parte deles finitos ou a um ritmo bem acima da sua taxa de renovação. Mesmo assim, todos os governos planejam aumentar exponencialmente o consumo e a extração dos recursos naturais, ignorando que eles são finitos.
Cerca de 12% das pessoas que vivem em países ricos estão abaixo da linha de pobreza.
Dados do Banco Mundial sobre miséria indicam que 2,8 bilhões de pessoas, quase a metade da população mundial, sobrevivem com uma renda inferior a US$2 por dia.
Aproximadamente 1,3 bilhão de pessoas não tem acesso à água potável.

Acho interessante sempre lembrar as pessoas desses dados. Apesar de constantemente eles estarem na mídia parece que poucas pessoas realmente se chocam e comecam a fazer alguma coisa pra tentar mudar a situacao e tentar causar um menor impacto.

Esses dados eu retirei do livro que estou lendo chamado Ecoeconomia do Hugo Penteado (que já citei aqui no Blog) que ainda não terminei a leitura, mas so por esses dados acho que vale a pena pois ainda existem muitas pessoas no mundo que precisam se sensibilizar disso e perceber que as coisas não podem continuar do jeito que estão. Até quando vamos ter a ilusão que os recursos naturais são infinitos? E que o Planeta está eterna e inteiramente ao nosso dispor?

One comment

  • Andrea
    19 de junho de 2007 - 15:10 | Permalink

    Iniciei um blog sobre assuntos diversos porém meu foco é referente aos aspectos ambientais. Passeando pelo Google, achei interessante as suas postagens no seu diário e resolvi adicioná-lo à minha lista. Um blog tão bom não pode ficar escondido assim! Parabéns.

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Skip to content