O destino dos navios

Ai, por que eu me preocupo com coisas que acontecem do outro lado do planeta? Num lugar que eu muito provavelmente nunca irei, com pessoas nunca conhecerei? Eu gostaria de verdade de poder fazer alguma coisa além de publicá-las aqui no blog…

 

Por acaso achei esse link. Mostra o destino dos navios quando eles são “descartados”. Nunca tinha parado pra pensar o que acontecia com um navio quando ele é considerado inoperante. Sim, sabemos dos casos que naufragam, acho até que pensei que isso pudesse acontecer com todos (consegue imaginar o imenso lixão que se encontra nos fundos dos oceanos?), mas alguns vão para esse lugar que você vai ver nas fotos desse link. Ah, clique nos links que mostram as imagens no google maps, acho que torna mais real para os céticos.

Ai vendo essas fotos me lembrei de outros casos que recebi por mail ano passado, muito parecidos.

Nesta notícia (em inglês, e veja bem do NYT) clique no link multimídia e veja as fotos. Não tem o que dizer, é absurdo ver isso acontecer nos dias de hoje. Vendo essas fotos me senti voltando ao século XVIII.

E o último caso foi um ppt., chamado o milagre do custo baixo, que recebi por mail e não sei como faço para colocar aqui (alguém tem alguma sugestão?). É na China e mostra a linha de produção de velas de ignição numa fábrica de lá. Esse caso não é nada perto dos anteriores. Quem quiser posso enviar por mail enquanto não tenho uma saída melhor.

É, quando vejo esses casos eu me pergunto, sustentabilidade? Pra quem? Onde? A humanidade vai dar conta do recado de fazer isso ser banido do planeta? Dá pra ser otimista? Eu simplesmente não consigo, não acho que fazer só a minha parte é suficiente pra mudar alguma coisa.

7 Comments

  • Yuka Kussano
    25 de maio de 2008 - 20:18 | Permalink

    Olá Cláudia, sempre que posso dou uma passada pelo seu blog. Nunca fui de comentar, mas eu realmente entendo seu pessimismo... Só que eu prefiro acreditar que cada pequena ação que a gente faz isoladamente tem seu impacto.É lógico que é desanimador olhar essas imagens e não só estas mas todas as outras que hoje a gente tem acesso. ´" só postar no blog"? isso já é muita coisa, muito do que eu fiquei sabendo sobre sustentabilidade eu vi aqui (ok, ok, sei que vc precisa do retorno e eu ser só uma leitora que não comenta não é o ideal)Por causa do seu blog resolvi escrever um o http://verdeemcasa.blogspot.com/não entendo nada disso, alias to apanhando, comecei anteontem. Mas sei lá... ele é na verdade mais um caderno de notas meu que qualquer coisa. Mas achei que não adiantava nada eu ficar guardando minhas descobertas e atitudes só para mim. De que adianta eu comprar tudo o que vejo sobre sustentabilidade, tentar aplicar no meu dia a dia e só atingir quem está ao meu redor? Não sei se vou atingir muita gente (alias acho que não porque eu nem sei lidar muito bem com com o blog rsrsrs).E também como não estou diretamente ligada a causa profissionalmente como vc, vou tentar não dar uma de especialista no que não sou. Vou falar de arquitetura sustentavel e atitudes do dia a dia, deixo as complicações para vcs especialistas.Ops, delirei né... voltando a vc, gosto muito do seu blog e acho que vc faz muita coisa publicando essas informações!

  • Carlos Hotta
    25 de maio de 2008 - 23:17 | Permalink

    Clau, impressionante esse negócio dos navios!!!

  • Yuka Kussano
    27 de maio de 2008 - 21:31 | Permalink

    Cláudia, obrigada pelas Boas Vindas!

  • 5 de outubro de 2008 - 17:13 | Permalink

  • Cássia Stancatti
    16 de abril de 2009 - 15:24 | Permalink

    Nossa Cláudia, nunca pensei sobre o destino dos navios! Sem querer, pesquisando, achei seu blog.
    Sou agente de viagens, e como vendo cruzeiros marítimos, fiquei interessada em navios e sustentabilidade.
    Você já está fazendo muito, vou ler mais a respeito e se pudermos fazer algo, que Deus nos ajude a ajudar!

  • Cássia Stancatti
    16 de abril de 2009 - 15:26 | Permalink

    Digitei errado meu e-mail, mas já coloquei o correto.

  • Pingback: Retrospectiva – Onde os navios morrem | Ecodesenvolvimento

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *