Gisele Bündchen lança blog “ecológico”

Sei que a nação de fãs da modelo vai querer me matar por esse post, mas vamos deixar claro que não é nada pessoal com a modelo, faria isso com qualquer celebridade que cometesse a mesma gafe.

É relevante o fato da Gisele lançar um blog dito ecológico? Claro, principalmente quando isso aparece como notícia de capa no portal UOL e imediatamente depois o post de entrada do blog tem algumas dezenas de comentários.

Qualquer pessoa que acessa Internet com alguma freqüência sabe da importância que tem ter um link na capa do UOL ou qualquer outro portal de relevância nesse país. Acho que qualquer blogueiro, jornalista e afins ficaria muito grato de ter uma chamada do seu post/ reportagem na capa desse site, isso se reverte em nada mais nada menos que milhares de visitas. Pra se ter uma idéia o preço de um banner nesses sites custam pelos menos uns 5 dígitos por dia.

Mas vamos falar da qualidade do blog, o lay-out é lindo a foto da modelo mais ainda e o conteúdo? Bem, vejamos… Pra começar quem escreve no blog? Isso é uma coisa realmente importante afinal ele leva o nome de uma pessoa, espera-se que seja ela quem escreva, não? Não nesse caso, nem sei quem são as pessoas que escrevem no blog, não sei qual a relevância pro meio ambiente que essas pessoas tem para escrever sobre o assunto, não estou dizendo que só especialistas podem escrever sobre o assunto, mas afinal esse é o blog de uma super celebridade ela tem dinheiro, fama e o que mais precisar para conseguir pessoas relevantes para falar sobre assunto, não? Minhas fontes disseram que as pessoas que escrevem no blog são fãs dela que não tem lá muito conhecimento sobre meio ambiente pra escrever sobre o assunto. De verdade, a assessoria dela fiz um servicinho bem meia-boca, quer gente falando de meio ambiente pra você? Quer qualidade no que está escrito? Siga o exemplo da Mapfre com o Ecoblogs. Não coloca gente pra apenas reproduzir notícias de outros sites no seu blog dito ecológico.

Bom, o fato dela preferir um blog pra tentar discutir ecologia do que falar da vida particular dela é mais digno? É válido por que ela está falando do assunto e isso já um grande passo? Uma vez que você vê milhares de blogs por ai de celebridades falando de suas vidas rodeadas de glamour, fama e futilidade? Tá, pode até ser, mas já que quer abordar o tema e ela não é nenhuma coitadinha, faça direito. Tem trocentas consultorias por ai que podem dar várias dicas de como fazer a coisa direito, garanto! Assessoria de imagem é uma coisa que não deve faltar pra ela.

E por fim o fato que ninguém esquece. Como uma pessoa que “vendeu” roupas feita de pele de animais pode querer discutir ecologia sem tocar nesse assunto? Ignorar o passado não quer dizer que ele não aconteceu ou que as pessoas não lembrem. Aliás, como ela nem toca no assunto isso pra mim quer dizer que ela ainda pode voltar a fazer isso e ai, como que fica? Meio ambiente é só separar seu lixo em casa, fazer trabalho voluntário e cuidar da floresta? Ops, será? Na floresta tem bichos, bichos tem peles e elas podem se tornar casacos… Hum, bem… Meio ambiente é separar o lixo em casa, fazer trabalho voluntário e plantar árvores. Pronto, faça a sua parte!

De verdade não é nada pessoal com a Gisele Bündchen, aliás, ela transformou o nome em marca, uma vez que o emprestou para um blog feito por outras pessoas. Fez isso sem se preocupar se o discurso tem alguma coisa a ver com a realidade, isso pra mim é um grande banho/ maquiagem verde. E espero que a sociedade seja crítica pra perceber isso nas empresas e nas pessoas também.

28 Comments

  • paula
    30 de maio de 2008 - 13:12 | Permalink

    quando entrei no blogue da gisele, esperava ver textos dela por lá ou pelo menos linhas mais comprometidas com o propósito do endereço. deparei-me com uma "equipe übersite" fria e distante, regurgitando mais uma vez o que a imprensa não cansa de dar em suas páginas. concordo em parte com você, claudia. isso tem um quê de maquiagem verde. abraços, paula [psustentavel@gmail.com]

  • Hugo Penteado
    31 de maio de 2008 - 01:04 | Permalink

    Assino embaixo. Preciso ouvir muito a Gisele para perdoá-la pela campanha de peles de animais, algo que é fora do universo dos brasileiros. Um erro e tanto.Concordo que daria para fazer direito com os recursos que ela ganhou e que por serem tantos milhões, já se tornaram desnecessários e poderiam ser usados em boas causas.Faz sentido questionar se a presteza com a qual os artistas e as celebridades entram no vagão da sustentabilidade não está servindo a interesses particulares. A mesma dúvida que temos com as empresas, se aplica a essas pessoas e precisamos avaliar sim.Abraço Hugo

  • Anonymous
    3 de junho de 2008 - 16:59 | Permalink

    Desculpe, quem é você mesmo? Claudia do que??Com certeza não conhece nem um pouquinho da Gisele e de seu trabalho, nem de tudo que ela passou para chegar aonde chegou, mas eu a conheço e posso falar!!! E posso garantir que ela não perderia seu tempo falando mal dos outros...Aliás.. se você lesse bem o blog dela veria que ele tem parceiros de renome e que as notícias são fornecidas de fontes sérias.Aliás, de onde você tira suas notícias?Quantos acessos têm seu blog?Qual é realmente o efeito que ele produz na sociedade?Antes de criticar pense no quanto uma ação como esta pode ser grandiosa e pode produzir um efeito positivo nas pessoas, gerar mais consciência, chamar mais atenção para o assunto. Se a Gisele não fizesse nada, ninguém iria falar né!! E se ela faz só sobram críticas,. Ah! Me poupe!E como você mesma disse... bem melhor falar sobre coisas importantes do que sobre futilidades... o que foi que a fulana famosa comeu hoje.. ou com quem ela anda namorando? Pelo jeito a sua inveja, arrogância e falta de informação não deixaram você ver isso.Lindas são as pessoas que são belas por dentro!!!!Passar bem!!!Bia- RS

  • Claudia Chow
    3 de junho de 2008 - 17:50 | Permalink

    Já esperava manifestacoes apaixonadas dos fãs da Gisele sobre meu post. Mas sejamos razoáveis, eu disse q nao era nada pessoal com a modelo, a historia da vida dela e de como ela chegou onde chegou pouco interessa para essa discussao. O fato é q se eu sou Claudia qq coisa mesmo e ela é a Gisele Bundchen q "diz" q tem um blog ecologico e simplesmente esquece q um dia promoveu por ai casacos com peles de animais e nao se desculpa pelo fato. Incoerencia! É moda falar de ecologia, vou relacionar meu nome ao assunto, ponto, se de fato eu acredito e faço algo sobre isso nao importa, o q importa é q as pessoas achem isso. É simples assim, Bia, vc sabe o que é maquiagem verde? Se soubesse nao ficaria dizendo q eu tenho inveja, sou arrogante ou desinformada. Me daria provas de que se um dia alguem for comentar alguma coisa sobre o q está escrito no blog a Gisele saberia o q se passa lá, me mostraria um video dela se desculpando pelo fato de um dia ter incentivado a caça de animais para se tornar casacos de pele e etc, etc...Eu critico a postura falha da modelo, a incosistencia no discurso, os assuntos fracos do blog pra um nome tao forte quanto o dela. Apontei vários pontos q ela pode mudar, melhorar, não é uma critica gratuita.Lógico, ela aceita, ouve ou dispensa se quiser...

  • Anonymous
    3 de junho de 2008 - 18:55 | Permalink

    Que idade você tem Claudia?Você sabe que idade a Gisele tinha quando usou casaco de pele? Béé! Mal informada novamente!Ah! E é óbvio que eu sei o que é maquiagem verde e, mais uma vez, se você conhecesse a Gisele não iria estar falando estas asneiras.Aproveite seu blog tão bonito para acrescentar coisas positivas na vida das pessoas e não perca seu precioso tempo querendo atingir outras pessoas!!!Bia!

  • Anonymous
    3 de junho de 2008 - 19:10 | Permalink

    Eu admiro Gisele pela sua atitude... Uma pessoa tão famosa se preocupando com o mundo,com a natureza pode incentivar muitas pessoas positivamente a também querer um mundo melhor! Independente do que fez no passado creio que hoje ela mostra com seu blog que tem maturidade suficiente para legislar por causas que realmente valem a pena.É isso...

  • Anonymous
    3 de junho de 2008 - 19:47 | Permalink

    Claudia respeito sua opinião, sou da teoria de que temos que respeitar uns aos outros. Mas acho que você não precisava ter divulgado este comentário no seu blog, afinal ele trata de coisas tão importantes. Além disso, as pessoas podem lhe julgar e achar que você falou sobre a Gisele só para promover seu blog.Julgar os outros é feio!Cristina: Porto Alegre, RS

  • Hugo Penteado
    4 de junho de 2008 - 10:06 | Permalink

    Cláudia, delete todos esses comentários da Bia por um simples fato: ela quer discutir com vc, mas ela não deixa email, não mostra as idéias e é um discurso vazio, inútil de quem não sabe que a nossa maior desgraça não são os ricos e as celebridades. A nossa maior desgraça é nossa admiração por eles. Avisa a ela tb que eu desde os cinco anos de idade não suportava casacos de pele e que, pelo amor de Deus, é preciso ser muito inconsciente para achar que isso não é uma crueldade brutal. Inconsciente é apenas um eufemismo, claro.Finalmente, concordo com vc: um blog desses como a da Gisele não tem construção alguma que seja útil para o futuro da humanidade nem em termos de informação e consciência.Pode continuar lutando contra essa forma de despojar recursos de maneira inútil de quem nem precisa deles, porque você está entre milhões de lutadores por um mundo mais unido, mais consciente.AbraçoHugo

  • Hugo Penteado
    4 de junho de 2008 - 10:10 | Permalink

    BiaA Cláudia é uma das pessoas mais lindas por dentro que eu conheço e eu posso dizer porque nós nos conhecemos. Quanto a Gisele a única coisa que eu sei é que ela é um ícone de um sistema de consumo doente que está colocando a humanidade na rota da extinção e que ela fez campanha de casacos de pele. Só isso sei dela, nada mais. Se eu pudesse dizer a Gisele o quanto isso me deixou triste, espero um dia ter a oportunidade de dizer frente a frente para ela que esse foi com certeza o maior erro da vida dela.Você sem conhecer a Cláudia resolveu partir para o ataque pessoal ao invés de discutir as idéias que estão por trás das propostas da Cláudia.Só Deus pode julgar o íntimo das pessoas.As críticas tem que ser bem vindas. A civilização acaba quando pessoas como a Cláudia recebem ataques pessoais ou ameaças ao invés de aceitarem a discussão de idéias por um mundo melhor que estão sendo propostas por um milhão de pessoas.Abraços Hugo

  • Alice Ferraz
    4 de junho de 2008 - 12:17 | Permalink

    Olá Cláudia!Seu blog é bacana, mas será que este post é realmente relevante? Você, como grande defensora da natureza, deveria apoiar todas as manifestações em prol o nosso planeta! Gisele é uma celebridade internacional. Abriu um espaço, que é visto por pessoas no mundo todo! Não importa quem escreve, mas o conteúdo. E achei muito legal o blog dela. Com mensagens positivas, alegres!!!! Inclusive deixei meu comentário no post com o vídeo da música "Filtro Solar". Inspirador!!!!Honestamente, acho muito mais importante essa abertura de um espaço de comunicação que abrange o mundo todo!!!!! Vi no blog da Gisele que tem gente do outro lado do mundo deixando sua contribuição! Isso sim é o que me interessa!Não conheço a Gisele, mas sou uma grande fã. Não devemos julgar atos passados. Todos temos nossos erros e "atire a primeira pedra aquele que nunca errou". Um grande viva à todos aqueles que lutam por um mundo melhor (e este viva abrange você também Cláudia e todos os que aqui deixaram suas mensagens).Um ótimo dia à todos!!!!!

  • Marcela - Floripa/SC
    6 de junho de 2008 - 14:51 | Permalink

    Me senti, de certa forma ofendida pelo seu post e por isto resolvi me manifestar.Para não falar sem conhecimento nenhum, resolvi dar uma pesquisada antes de escrever.O simples fato de você ter usado o nome da Gisele em seu blog já deve ter feito com que fosse mais acessado que de costume.Não iria nem falar sobre o blog dela, mas devo dizer que achei muito interessante o fato de ela trazer outras pessoas para postar no blog uma vez que ela não é nenhuma autoridade no assunto. Escrevi para o site oficial da Gisele e perguntei quem eram estes adolescentes que estavam escrevendo no blog e descobri que eles foram indicados pelas instituições que tem link no site (WWF, Parceiros Voluntários) pois atuam em projetos socioambientais. Portanto talvez você tenha que verificar melhor suas fontes. Assim que surgem fofocas. Fontes que não são tão confiáveis quanto se imagina passam informações equivocadas e aí gera o efeito “bola de neve”. Quanto a questão da pele, fui pesquisar no site dela e não achei nada. O que achei na internet foi um protesto do Peta contra ela num desfile de lingerie. Uma outra modelo muito famosa chegou a fotografar nua ao lado de outras para uma campanha do Peta no auge da sua carreira, voltou a fotografar peles e embora se tenha comentado o assunto na época em o fato aconteceu, ninguém fala mais nisto. Analisando os dois fatos devo dizer que foi uma ação de marketing muito inteligente deles, pois embora o evento tenha ocorrido há alguns anos atrás, ainda suscita discussões.Sou um ser humano como todos os demais que habitam este planeta e também consigo criticar os demais. Você construiu um texto todo criticando uma pessoa que você não conhece. Alguém escreveu aqui criticando você e o Hugo, que te conhece, escreveu te defendendo. Se você talvez conhecesse a Gisele tivesse uma opinião diferente sobre ela. Se eu conhecesse vocês duas, talvez as visse de maneira diferente, ou não. Quanto aos comentários do Hugo, ele diz que se deve aceitar a discussão de idéias por um mundo melhor, mas o que ele coloca é apenas um julgamento crítico de uma pessoa que ele nem conhece e que certamente deve ter cometido erros piores que o que ele coloca. As pessoas tem tendência a supervalorizar as falhas que outros cometem para se sentir pessoas melhores. Imagino que Gisele seja, como eu, alguém que se preocupa em deixar um mundo “menos destruído” para as próximas gerações. Penso também que você, como geóloga, tenha um grande conhecimento sobre o meio-ambiente e, por ter um blog ecológico, também se preocupe com a preservação do nosso planeta.Tenho pós-graduação, trabalho todos os dias fora de casa e ainda cuido da casa e dos filhos.Por que senti ofendida? Porque embora eu separe meu lixo, tenha trocado todas as lâmpadas de casa por fluorescentes, tenha plantado várias árvores, evito o desperdício de água... os meus filhos usaram fraldas descartáveis e eu como carne e ando de carro entre outras coisitas mais que tu também deves fazer. Do jeito que tu colocaste em teu texto, parece dizer que ou a gente faz tudo ou não faz nada. É esta a idéia? Eu não posso fazer tudo, você não pode fazer tudo e nem tão pouco a Gisele, por mais dinheiro ou reconhecimento que tenha pode fazê-lo.Se ela aproveita o reconhecimento do nome dela para lembrar que é importante que cada um faça, ao menos um pouco, já acho uma boa atitude. Tu achas que seria melhor ela não tentar utilizar da sua fama em prol de algo importante e bacana?Infelizmente, como seres humanos, temos a tendência a achar que o que os outros fazem não é bom o suficiente. Acho válidas todas as colaborações que ocorrem de forma positiva e não destrutiva. Tudo o que vier para contribuir para que todos tenhamos consciência de que nós também temos que desempenhar nosso papel no planeta!Seguirei fazendo minhas pequenas ações e aos poucos implementando outras coisas positivas. Visitarei blogs ecológicos a procura de dicas práticas para saber o que eu posso fazer. Não vou deixar de economizar água porque ainda uso as sacolas plásticas do mercado. Aliás, se vocês não usam... como é que embalam seu lixo?Se cada um contribuir um pouco... temos chance de alcançar um bom resultado.Desejo a todos um mundo melhor!

  • Claudia Chow
    6 de junho de 2008 - 17:52 | Permalink

    Pra quem não se lembra do episodio da Gisele envolvida com os casacos de pele aqui segue o link para uma reportagem a respeito no site da BBC.http://www.bbc.co.uk/portuguese/cultura/021112_fursbg.shtml

  • Carlos Hotta
    7 de junho de 2008 - 09:52 | Permalink

    Sinceramente, ignore os comentários negativos. Falar que vc usou o nome da Gisele para divulgar o seu blog é ridículo! É acusar sem conhecer (q tb te acusaram disso né?). Marcela, atos pequenos são importantes para criar-se uma consciência ecológica mas o que é importante mesmo são as grandes ações que podem ser feitas com esta consciência. Mudanças radicais em leis a fim de proteger o meio ambiente, por exemplo, tem muito mais impacto e é muito mais urgente do que separar o lixo.A tal modelo está sim usando um tema popular para divulgar o seu nome, não sejamos inocentes. O tema é tão mais popular que a tal modelo que ela se beneficia mais com isso do que ele (na minha opinião). Ainda mais quando ela, até onde eu sei e espero que me provem o contrário, nunca fez qualquer declaração pública a respeito disso! Ativismo é mais que um blog! Fazer um blog "verde" com a marca dela NÃO é ativismo!!!

  • Paula
    7 de junho de 2008 - 10:39 | Permalink

    Quem acha que a Gisele lê todos os post que colocam no blog que leva o nome dela põe o dedo AQUI, que já vai fechar!Sinceramente, blog da Gisele, Banco do Planeta, blog da Mapfre seguros, ponha gasolina que plantamos árvores para vc, compre nosso sabão que plantamos árvores para vc. Tudo "farinha do mesmo saco", ou seja, tudo marketing. O que diferencia são as ações por trás disso, a qualidade do que se escreve. Contratar gente competente para falar dos problemas reais, por exemplo. O blog da Gisele é bom? É ruim? Sei lá. Só o tempo dirá. O Rastro de Carbono também já falou sobre separar lixo. Mas também já falou sobre viagens aéreas, neutralização de carbono, sobre o consumo... Quem sabe um dia, quem escreve pra Gisele também fale sobre isso? Vamos dar um crédito. Melhor do que julgar (pra muito bom ou pra muito ruim), não é?Agora, se Al Gore pode usar a imagem dele, se o Leonardo de Caprio também pode, pq não a Gisele? Vai que saia alguma coisa de bom! Mas o que é difícil - e espero mesmo que a Gisele não me decepcione - é falar de meio ambiente e reduzir práticas consumistas. Só que no caso da modelo, o consumo é o ganha pão dela... Dá pra misturar? Tomara que dê! Mas espero de coração que a Gisele consiga.

  • Hugo Penteado
    11 de junho de 2008 - 11:14 | Permalink

    Achar que a Gisele está fazendo alguma coisa para salvar o mundo é ridículo. Pelo amor de Deus, esse mundinho de celebridades faz parte da destruição do mundo, é parte do problema não é parte da solução.Essa elite iluminada que se acha divina o suficiente para mudar o mundo sem mudar a si mesma não serve para nada. Há muito mais gente séria que mereceria o triplo do espaço que a Gisele tem, com muito mais a oferecer, do que ela mesma.Vamos começar perguntando à Gisele-milhões-de-dólares se ela acha que o nível de consumo de coisas, casas, propriedades que ela tem é sustentável com o futuro do planeta... Essa já é uma boa pergunta, porque participar da enorme crueldade contra os animais em casacos de pele é cosmético demais... Hugo

  • Carlos Hotta
    13 de junho de 2008 - 13:43 | Permalink

    Mais uma razão para ser cínico:http://glamurama.uol.com.br/destaques/Gisele-Bundchen-com-seu-jatinho.htmljatinhos combinam com consciência ecológica?

  • Tati
    13 de junho de 2008 - 16:47 | Permalink

    Pois é pessoal. Parece que julgar os outros é mais fácil do que fazer alguma coisa.É obvio que não dá pra fazer tudo... assim como não dá pra parar as indústrias e deixar milhares de pessoas sem emprego. Soluções simplistas assim não são soluções. E na minha modesta opinião, é importante que cada um faça o que pode... porque se ninguém fizer nada aí é q não tem jeito mesmo. Não dá pra esperar pelos outros.Quanto a Gisele se manifestar... não acho que a imprensa ache isto interessante ou até divulgue. Pra imprensa vale colocar o que vende e polemiza. Como a história do avião que ao que tudo indica é apenas mais uma grande fofoca de um site que existe para isto. Não sei o que de útil pode surgir daí. Muitas pessoas não tem noção de que podem fazer alguma coisa pelo meio ambiente. Se o blog do site da Gisele servir para informar estas pessoas, já é uma coisa bacana. A responsabilidade é de todos nós. Muitas pessoas tem sentido esta necessidade e tomara que este seja um movimento crescente. Quanto mais pessoas conscientes de seu papel, melhor pode ser nosso mundo.

  • Carlos Hotta
    16 de junho de 2008 - 00:28 | Permalink

    Realmente a notícia do jatinho foi desmentida mas a notícia foi dada pelo Boston Globe, que não é um jornaleco qualquer... Não acho que esta história de "se divulgar já vai ser uma boa" cole não. Simplismo é isso: achar que só divulgar uma informação, independente com o real comprometimento com as causas já basta. Mas achar que o povo que comenta aqui só julga e não faz nada também é julgar, não é?

  • Tati
    16 de junho de 2008 - 12:02 | Permalink

    Poxa gente! A toda hora a gente vê na mídia histórias que com o tempo acabam se provando apenas boatos. E isto independe do meio que publica. Infelizmente um meio publica e os outros apenas copiam divulgando algo que pode, ou não, ser verdade.Quanto ao fato de trocar acusações... isto sim... não leva a nada. Nós precisamos construir e não destruir! O fato é que todos somos seres humanos e acabamos exigindo dos outros atitudes que nem mesmo nós tomariamos. Espero que vocês continuem lutando pelo nosso planeta. Isto sim... pode dar algum resultado.

  • Airton
    9 de janeiro de 2009 - 15:04 | Permalink

    Não adianta o dinheiro compra tudo!
    Vejam o poder que tem o dinheiro e a fama de uma pessoa!
    Só pela sua beleza e atitude diante das passarelas a adesão da GB vale mais do que o esforço de qualquer ambientalista.
    Ou os grupos ambientalistas foram comprados ou se deram conta que numa sociedade consumista e que idolatra a embalagem e não a essência ter do seu lado uma modelo rica poderia ajudar. Como de fato ajuda!
    Mas porque ela está fazendo isso? Para melhorar sua imagem, para ganhar mais dinheiro, para ... ela nem sabe o que fazer com tanto dinheiro!.
    A questão ambiental é igual a muitas outras. Vai servir de discurso para ganhar mais dinheiro!
    Sejamos menos superficiais e fúteis!
    Debater, discutir, inclusive julgar as atitudes de pessoas públicas "celebridades" é parde da democracia.
    Dica: consuma menos. Todos os Dias. Saiba de onde e como são produzidos os produtos que vc compra. Não se sinta um protetor do planeta por comprar uma sandália! Pegue todo esse dinheiro e deposite na conta dessas ONGS que a Gisele "ajuda" ISA ou WWF.
    As informações estão nos sites!

  • 5 de agosto de 2009 - 16:49 | Permalink

    Também defendo a idéia de que o blog deve ser mantido pela pessoa que o criou, porque se não fica parecendo uma coisa muito superficial do tipo: vou fazer isso porque gera notícia e não porque acredito.Abraços

  • Chloe
    31 de dezembro de 2009 - 15:22 | Permalink

    Olá,
    como eu fico sabendo 'de onde e como os produtos que compro são produzidos'?
    existe algum site confiavel que tenha informações sobre as empresas?
    sempre fico na dúvida quando preciso comprar tenis por ex.
    porque já ouvi historias de trabalho escravo pra marcas de tenis e tal.
    mas nunca sei o que é verdade e o que é boato.
    outro exemplo, sempre fico preocupada se os derivados de leite que consumo são provenientes de vacas bem tratadas.
    mas não sei nem por onde começar a verificar esse tipo de coisa.
    obrigada. ; )
    C.

  • Eliane
    14 de maio de 2010 - 09:36 | Permalink

    Chloe, a informação é a nossa melhor arma!
    Eu boicoto Gisele, boicoto Nike, boicoto transgênicos, boicoto carne (branca e vermelha), boicoto tecido seda, boicoto pele (óbvio!).
    Preciso parar de pensar que preciso de itens (bolsa, sapato) de couro.
    Sempre pesquise sobre as empresas qeu fabricam os rpodutos que você consome e veja se elas são socialmente responsáveis e éticas.

  • 10 de junho de 2010 - 20:57 | Permalink

    Nossa! Falou e disse. Concordo com vc. Tenho um blog ecológico tbm e sei como eh difícil. Tudo isso pode ate ser uma mascara tipo assim, pq para a sociedade ela se mostra do que for preciso para conseguir fama e dinheiro. Tô totalmente a favor, super maquiagem verde...

  • 22 de julho de 2010 - 11:08 | Permalink

    Muito legal, adorei!

  • 14 de julho de 2011 - 17:32 | Permalink

    Só queria comentar que as criticas feitas ao blog ecológico da Gisele quando se referem que ela visa a fama,
    me desculpem, ela não precisa deste argumento tão sério
    que é a proteção do eco sistema, para se promover, Gisele
    já tem seu nome comprovado como uma profissional competente,
    ela poderia mandar o mundo se danar se não fosse uma pessoa
    com boas intenções. Eu acredito nas pessoas, que elas podem
    errar e amadurecer.
    kIKA

  • Lea
    4 de junho de 2012 - 21:06 | Permalink

    é marketing!!! é marketing!!! é marketing!!!

  • MARCELO FERREIRA .
    2 de julho de 2020 - 09:58 | Permalink

    Na verdade, a terra teve um pequeno alívio durante a pandemia, porém não é o ideal, o ideal é que as Universidades de Engenharia, comecem a formar pessoas com mente sustentável, construir sustentabilidade, reaproveitar enfim uma modalidade diferente de fazer... além disso as pessoas humanas devem se consientizar que são natureza

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *