Se eu pudesse resumir em uma palavra o que foi esse evento a palavra seria MARAVILHOSO, ou como virou piada agora: MARA!!!
Fazendo uma busca pelo site antes de ir ao evento eu vi que seria diferente, não seria como aqueles eventos malas com vários palestrantes detentores de todo o saber e nós reles mortais assistindo e tentando absorver tudo. Essa inovação já demonstrou que eles sabem que as coisas devem ser diferentes e continuar fazendo tudo como sempre foi feito não vai trazer a solução.
(Desenho do colega de trabalho, no primeiro dia, Danilo Conti)
O método utilizado foi o da Investigação Apreciativa, um método super novo que assume que diálogos sobre qualidades, sucessos, sonhos são transformadores. Contamos inclusive com a presença de um dos criadores do método, o Ron Fray, da Case Western Reserve.
Os resultados desse evento com toda certeza foi gerado e criado por todas as pessoas que lá estavam presentes, as mesas de discussões, as apresentações, as escolhas dos temas foi um processo que houve participação de todos os presentes e não apenas de uma meia dúzia de escolhidos. A interação entre as pessoas é fantástica.
Uma das coisas mais incríveis na minha opinião foi ver a grande quantidade de pessoas que já estão trabalhando com o tema, que se preocupam com o assunto e que estão focadas e preocupadas com a mudança dos rumos tomados até agora. Pessoas das mais diversas áreas que realmente querem fazer alguma coisa por um mundo mais sustentável.
(Momento “toró de palpite” no segundo dia)
Após o evento ainda foi criada uma rede social do Global Forum e espero continuar em contato com essas pessoas e ver que de fato uma mudança é possível e não estou sozinha sonhando com isso.
(Ilustrações feitas durante o evento)
Se você tiver a oportunidade de participar desse evento em Manaus e João Pessoa no próximo ano participe! É uma experiência nova e enriquecedora.
(Pessoal trabalhando na elaboração da maquete)
Ah, já ia me esquecendo um dos pontos mais altos que realmente me fez ver como a concepção desse evento é diferente foi a participação de adolescentes de colégios de SP. Muito legal trazer o pessoal das futuras gerações pra dialogar também! Parabéns!
Eu e a Paula do Rastro de Carbono e outras pessoas da organização twitamos sobre o evento com a tag #gfal. Se você quiser saber mais um pouco das impressões é só dar uma busca aqui.
Para saber quais foram as iniciativas escolhidos para serem executadas acesse aqui.
2 Comments
Que bom Claudia! Que bom te econhecer e que bom que você gostou do evento e das pessoas.
A gente pretende se reunir na semana que vem em Sampa no The Hub (http://hubsp.wordpress.com) pra dar continuidade às ações que surgiram no GFAL.
Além disso, alguns grupos também tão dando continuidade à suas atividades por diversos meios, reuniões semanais, alguns criaram suas próprias redes sociais/grupos de email.
E assim vai!
A propósito, não conhecia teu blog! Tá de parabéns também, já to assinando 🙂
Um beijo e parabéns!