Global Fórum America Latina

Se eu pudesse resumir em uma palavra o que foi esse evento a palavra seria MARAVILHOSO, ou como virou piada agora: MARA!!!

Fazendo uma busca pelo site antes de ir ao evento eu vi que seria diferente, não seria como aqueles eventos malas com vários palestrantes detentores de todo o saber e nós reles mortais assistindo e tentando absorver tudo. Essa inovação já demonstrou que eles sabem que as coisas devem ser diferentes e continuar fazendo tudo como sempre foi feito não vai trazer a solução.

(Desenho do colega de trabalho, no primeiro dia, Danilo Conti)

O método utilizado foi o da Investigação Apreciativa, um método super novo que assume que diálogos sobre qualidades, sucessos, sonhos são transformadores. Contamos inclusive com a presença de um dos criadores do método, o Ron Fray, da Case Western Reserve.

Os resultados desse evento com toda certeza foi gerado e criado por todas as pessoas que lá estavam presentes, as mesas de discussões, as apresentações, as escolhas dos temas foi um processo que houve participação de todos os presentes e não apenas de uma meia dúzia de escolhidos. A interação entre as pessoas é fantástica.

Uma das coisas mais incríveis na minha opinião foi ver a grande quantidade de pessoas que já estão trabalhando com o tema, que se preocupam com o assunto e que estão focadas e preocupadas com a mudança dos rumos tomados até agora. Pessoas das mais diversas áreas que realmente querem fazer alguma coisa por um mundo mais sustentável.

(Momento “toró de palpite” no segundo dia)

Após o evento ainda foi criada uma rede social do Global Forum e espero continuar em contato com essas pessoas e ver que de fato uma mudança é possível e não estou sozinha sonhando com isso.

(Ilustrações feitas durante o evento)

Se você tiver a oportunidade de participar desse evento em Manaus e João Pessoa no próximo ano participe! É uma experiência nova e enriquecedora.

(Pessoal trabalhando na elaboração da maquete)

Ah, já ia me esquecendo um dos pontos mais altos que realmente me fez ver como a concepção desse evento é diferente foi a participação de adolescentes de colégios de SP. Muito legal trazer o pessoal das futuras gerações pra dialogar também! Parabéns!

Eu e a Paula do Rastro de Carbono e outras pessoas da organização twitamos sobre o evento com a tag #gfal. Se você quiser saber mais um pouco das impressões é só dar uma busca aqui.

Para saber quais foram as iniciativas escolhidos para serem executadas acesse aqui.

• 25 de novembro de 2008 - 07:06 | Permalink

• 26 de novembro de 2008 - 07:23 | Permalink

Que bom Claudia! Que bom te econhecer e que bom que você gostou do evento e das pessoas.
    A gente pretende se reunir na semana que vem em Sampa no The Hub (http://hubsp.wordpress.com) pra dar continuidade às ações que surgiram no GFAL.
    Além disso, alguns grupos também tão dando continuidade à suas atividades por diversos meios, reuniões semanais, alguns criaram suas próprias redes sociais/grupos de email.
    E assim vai!
    A propósito, não conhecia teu blog! Tá de parabéns também, já to assinando 🙂
    Um beijo e parabéns!