Diesel, montadoras, carros, motos

Bom, esse papo de diesel tá rolando já tem um bom tempo e eu resolvi assistir pra ver no que ia dar. Eis, que chegamos a dezembro de 2008, véspera para que as determinações da Resolução Conama 315/02, com relação ao diesel, entre em vigor.
Essa Resolução do Conama determina novos padrões de emissões para motores veiculares e veículos automotores nacionais e importados, leves e pesados, visando manter a redução da poluição do ar nos centros urbanos do país e a economia de combustíveis. Ou seja, a resolução não trata somente de teores de enxofre em combustíveis, mas a imprensa faz parecer que o assunto a ser tratado é apenas esse.
A imprensa faz parecer que o problema é a Petrobras que simplesmente não quer fornecer o diesel S-50. Sim, a Petrobras tem sua parcela de culpa, mas nada adianta a Petrobras fornecer o diesel se os carros não estiverem preparados para recebê-lo. Bom, também de nada adianta as montadoras alterarem seus motores e não existir um combustível adequado para ser usado. E nesse impasse ficam os dois lados brigando e “empurrando” a responsabilidade para o outro. Enquanto que na verdade deveria resultar numa sadia competição, afinal, quem quer ficar com a responsabilidade de ser culpado pelo ar mais poluído? Na realidade se nenhuma das duas agem, fica tudo empatado e a culpa é de todo mundo. (Estariam elas fazendo uso da Teoria dos Jogos?)
Uma coisa é fato, a Petrobras virou o bode expiatório da vez (sendo indústria de petróleo todo mundo gosta de jogar pedra), todo mundo só cita a empresa como única responsável do problema e ninguém cita as montadoras, que na minha opinião também tem uma parcela de culpa bem grande no caso; ou o Ministério Público que esperou até os 45 minutos do segundo tempo pra exigir alguma coisa; ou o Governo que ainda acha que as coisas acontecem simplesmente por força de leis, decretos, resoluções e afins. Sustentabilidade, educação, responsabilidade não se ensina/ aprende por lei, papel aceita qualquer coisa, agora até ver acontecer mesmo, são outros quinhentos.
E as Ongs entram na onda da imprensa, ou será que seria ao contrário? Proclamam aos quatro ventos que se o ar de SP é poluído a culpa é da Petrobras que não fornece diesel limpo e do Governo que não fiscaliza. Não deixa de ser verdade, mas por que parece que as montadoras não tem culpa de nada?
E as motos? Por que será que ninguém se lembra delas? Pra quem não sabe elas poluem 40 vezes mais que um carro e usam o mesmo combustível! Ou seja, vamos culpar a Petrobras por que não fornece uma gasolina mais limpa para as motos? Quando o governo vai criar uma resolução para regulamentar as emissões das motos? Não sei dizer qual a proporção carro x motos em SP, mas se a moto polui 40 vezes mais, já está mais do que na hora de começar a se preocupar com elas, não?
P.S.1: Parece que estou defendendo a Petrobras, né? Mas esse negócio de sempre jogar pedra em empresa de petróleo é fácil e é bem fácil perceber que esse caso não tem apenas um culpado.
P.S. 2: Nessa historia toda fui pesquisar pra saber qual são as emissões dos carros/ caminhões/ ônibus produzidos no Brasil. Eu achei que no manual dos carros teriam essa informação, não achei, pelo menos não no manual do carro aqui de casa. Fiz uma busca rápida por alguns sites e também não encontrei nada.
Alguns textos que consultei para esse post: aqui e aqui.

2 Comments

  • marcus
    6 de dezembro de 2008 - 00:17 | Permalink

    as montadoras tambem naum fizeram sua parte, afinal os motores naum foram adaptados a tempo para receber o Diesel que contem 50ppm de enxofre

  • João Carlos
    6 de dezembro de 2008 - 12:15 | Permalink

    Existe mais um “probleminha” aí… A obsolescência da frota. Se houvesse real preocupação — principalmente do governo — haveria uma forte diminuição dos impostos sobre veículos novos (e menos poluentes), contraposto a um aumento nos impostos de veículos velhos e poluentes.
    Mas falou em arrancar dinheiro do bolso do cidadão… 👿

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