Blogagem coletiva – Consumo Consciente (2/2)

Pra você que come peixe segue uma lista de peixes brasileiros classificados em: coma a vontade, consuma com moderação, evite e não consuma.

Ta aí uma maneira de você consumir peixes de forma consciente. Na Suécia uma classificação mais ou menos como essa existe nas próprias peixarias, veja aqui.
Essa lista é restrita apenas aos peixes de mar e brasileiros. Mas é sempre bom lembrar que alguns peixes como o salmão e o bacalhau deveriam sair do nosso cardápio. O salmão por ser criado em cativeiro no Chile, recebe doses absurdas de hormônios e está destruindo todo o ecossistema naquele país (leia mais sobre o assunto aqui) e o bacalhau por estar ameaçadíssimo de extinção (maiores detalhes aqui).
__________________________________________________________________________________
Esse post faz parte da Blogagem Coletiva – Consumo Consciente do Blog A vida como a vida quer.

• 5 de janeiro de 2009 - 09:50 | Permalink

Há tempos evito consumir peixes "importados", ou seja, aqueles que são forçosamente produzidos. Aliás, isso vale para frutas, aqui procuramos comprar as da estação para o consumo, mas nunca tinha pensado numa tabela para orientação. Gostei demais. 😉
    Obrigado por sua participação tão ativa na blogagem.
    Abraços e feliz ano novo.

• 7 de janeiro de 2009 - 11:43 | Permalink

• 16 de março de 2011 - 00:47 | Permalink

Olá,
    O assunto "consumo consciente de pescado" é pouco discutido no Brasil, mais muito importante, já que o consumo desenfreado de algumas espécies e o não cumprimento dos acordos internacionais e regulamentações sobre a pesca estão levando diversas espécies, para o caminho sem volta da extinção.
    Por isso também trabalhamos na produção de um material educativo com o objetivo de discutir este mesmo assunto, propondo escolhas mais justas de consumo através da produção de peixes.
    O formato escolhido é um gibi japonês (mangá) muito atraente para crianças de 8-10 anos.
    E ele pode ser encontrado neste link: http://blog.projetopacu.com.br/coisas-que-gostamos/promocao-do-consumo-de-pescado-sustentavel-atraves-gibi-em-formato-manga/
    Gostaria muito q vc me ajudasse a replicar esta ferramenta, através de um link do seu blog!
    Obrigada.