Mudanças Climáticas – Blog Action Day

 

 

Esse blog fala das mudanças climáticas o tempo todo, então continuar falando disso hoje seria chover no molhado, por isso resolvi reunir vários posts de blogs que tenham falado sobre o assunto.

A diferença dos termos Aquecimento Global e Mudanças Climáticas é muito bem explicado no Discutindo Ecologia, saiba qual deles você quer adotar depois desse esclarecedor post.

Os Geófagos falam bastante de mudanças climáticas no blog deles. Você pode encontrar reflexões sobre como o semi-árido brasileiro pode ser  usado como laboratório para o que poderá ser as consequências do Aquecimento Global. Ou ainda o que são criossolos, permafrost e o que pode acontecer com eles com o aumento da temperatura no globo.

O Chi vó non pó traz uma série de artigos traduzidos sobre o que anda acontecendo no Planeta com o seu aquecimento.

O RNAm responde: As pessoas entendem o Aquecimento Global?

No Blog Action Day do ano passado o Rastro de Carbono falou das consequências das mudancas climáticas para os povos mais pobres.

O Quintal tem um artigo de 2007 questionando o simplismo que se usa para calcular as toneladas de CO2 que são emitidos na atmosfera. Eu acredito que isso não deve ter mudado muito de lá pra cá, infelizmente.

O blog Uma Malla pelo Mundo fala da diferença de percepção sobre as mudanças climáticas pelas pessoas comuns e pelos cientistas. As pessoas comuns se sensibilizam quando conseguem ser tocadas emotivamente, a percepção de risco para elas não se traduzem em números, mas em sentimentos.

 

E pra finalizar alguns posts daqui mesmo que tratou do assunto:

A corrida da humanidade contra as mudanças climáticas?

Uma questão de escala

Palestra do diretos do PNUMA

3 Comments

  • 15 de outubro de 2009 - 14:14 | Permalink

    Olá
    também estou participando do BAD e vim compartilhar a minha contribuição: http://migre.me/96Rr
    Estou participando de uma competição mundial de blogueiros sobre mudanças climáticas junto com 80 bloggers dop mundo todo.
    Acabei chegando aqui ao acaso e gostei deste post.
    abs
    Charles Nisz - @charlesnisz

  • 25 de dezembro de 2009 - 22:23 | Permalink

    Olá, achei interessante o blog. qual a opiniao dos senhores quanto aos que defendem que essa historia de aquecimento global cé uma balela assim como foi o do cfc: eu vi uma reportagem na band domingo a noite que me chocou um pouco falando sobre isso (um cientista brasileiro renomado)

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *