Eu poderia escrever linhas e linhas sobre esse fantástico Projeto, mas acho que vou economizar muitas se você ver esse vídeo institucional deles.
O Projeto Saúde e Alegria nasceu pelo idealismo do Dr. Eugênio Scannavino que resolveu ir para o Norte, montar acampamento, estender uma lona de circo e virar malabarista da saúde. Conhecer a história dessa pessoa me faz ver como eu contribui pouco para o mundo e que para conseguir que as coisas mudem é preciso ter muita, mas muita perseverança. Não foi à toa que ele ganhou o primeiro Prêmio Empreendedor Social em 2005.
O carro-chefe sem dúvida do Projeto é o barco hospital, o Abaré, que quer dizer em Tupi o amigo cuidador. Esse barco financiado pelo Terre dês Hommes Holanda, conta com sala odontológica e de obstetrícia, equipamentos para exames clínicos básicos completos. E tem como suporte uma ambulancha, facilitando o resgate de pacientes nos casos mais emergenciais. O barco tem até um blog!
Mas o que me deixou mais admirada foi a Rede Mocoronga de Comunicação Popular. Essa rede conta com Rádio, TV, Jornal e os telecentros culturais. Provavelmente essa parte me deixou muito admirada por ver a importância dessa rede para as comunidades interagirem entre si e também por descobrir como os blogs e a internet (ferramentas que adoro) são tão utilizadas por eles.
É por causa de vídeos como o que você vê logo abaixo, produzido pela comunidade de Urucureá, com apoio da Rede Mocoronga, que o mundo pode conhecê-los e respeitá-los
4 Comments
Que projeto fantástico! Obrigada por dar-nos a conhecer o Projeto Saúde e Alegria, Claudia!
E parabéns ao Dr. Eugênio Scannavino Filho. Num país onde vê-se saturação de médicos em determinadas regiões e escassez desses profissionais em outras, justamente onde onde eles são mais necessários, sua escolha profissional em favor dessa população é realmente admirável! Sucesso à iniciativa!
P.S.: o link para o site do Projeto Saúde e Alegria não funciona: falta o r do .br na URL.
Obrigada, Sibele, já tá arrumado! 😉
Sem dúvida o trabalho do Dr. Eugênio é admirável!! Tenho inveja, queria ser assim tb!
Que demais essa experiência em Clau! Ainda bem que vc contou tudo pra gente!
Brigadão!