Previsões 2010

harry_potter_bola_de_cristal

Por sugestão do nosso amigo Igor Santos do 42 estamos fazendo uma blogagem coletiva sobre previsões para 2010. Ele sugeriu coisas específicas do tipo "painéis solares terão um aumento de 15% em eficiência”, mas eu não sei se saberia ser tão específica. Então bolei algumas previsões assim mais genéricas:

* Várias empresas serão pegas praticando maquiagem verde em 2010 e algumas logicamente serão mostradas aqui no blog. Talvez uma empresa de varejo, uma companhia de energia ou alguma de construção civil?

* A economia no Brasil vai continuar crescendo, o consumo também e por consequência as emissões de CO2, bem como o desmatamento.

* O Censo 2010 vai mostrar que a população brasileira continua crescendo e pior, nas camadas mais pobres. (Mas acho que o resultado do Censo só sai em 2011)

* O tema meio ambiente vai ser bastante discutido durante a campanha eleitoral no Brasil, mas infelizmente não vai ser dessa vez que a candidata que realmente manja do assunto vai vencer. Tudo bem, um presidente da República não tem que entender tudo de meio ambiente, mas o candidato que vencer só vai PARECER entender, como a maioria das coisas por ai… Mas eu espero que a equipe do vencedor tenha uma equipe formada por pessoas que manjam de meio ambiente.

* Eu vou arranjar um emprego/trabalho que realmente tem a ver com sustentabilidade e finalmente vou me sentir realizada com o que faço! 🙂

 

Um ótimo 2010 para todos nós!

6 Comments

  • 23 de dezembro de 2009 - 18:17 | Permalink

    É, Clau... bem que algumas das suas previsões (maquiagem verde, aumento das emissões de CO2 e desmatamento) poderiam não acontecer (e pior que certamente vão)...
    Abraços,

  • 23 de dezembro de 2009 - 19:29 | Permalink

    A população brasileira irá crescer, mas há uma forte desaceleração desde as últimas décadas. A fertilidade feminina está ali perto dos 2,1 filhos por mulher - praticamente na taxa de reposição de casais (isto é, de crescimento natural nulo).
    O número percentual de pobres apresenta um declínio nas duas últimas décadas - com o plano real de FFHH e com a política social dos governos Lula.
    O país estará mais velho, o brasileiro menos pobre e ali na casa dos 195+/-3 milhões.
    []s,
    Roberto Takata

  • cacau
    24 de dezembro de 2009 - 14:51 | Permalink

    VOCÊ SABE QUEM SERÁ NOSSO PRESIDENTE EM 2010: O Presidente do Brasil em 2010 será um Jovem nascido na Amazônia. Homem, casado, pai, e será o maior de todos os nossos Presidentes. Ele nasceu em um dia de Domingo, pelo amanhecer. Será surpreendente sua vitória. QUE DEUS FORTALEÇA O BRASIL!.

  • Julis ORácio Felipe
    26 de dezembro de 2009 - 19:34 | Permalink

    Haverão mais livros sobre o tema. Atualmente escassos de verdadeiras experiências.
    Gestão para a Sustentabilidade
    Ferramentas para negócios sustentáveis
    Autor: Julis Orácio Felipe
    Descrição :
    Se você fosse um investidor, com possibilidade de dispor de dinheiro em ações ou até mesmo adquirir o controle acionário em uma empresa, você o faria sem o conhecimento do status ambiental da empresa investida? Certamente que não, pois passivos ambientais são uma variável importante nos negócios. Eles devem ser conhecidos e sanados e tais informações devem ser transparentes ao mercado. Essa obra demonstra técnicas práticas para que, se você for um empresário, identifique e ajuste eventuais possibilidades de geração de passivos ambientais e se você for um investidor possa antecipar decisões de investimento de maneira consciente.
    www.clubedosautores.com.br

  • 27 de dezembro de 2009 - 15:57 | Permalink

    Oi, moça!
    Minha previsão é que embora tudo isso que você tenha dito possa acontecer, muita gente boa vai aparecer querendo ajudar a combater tudo isso!!!
    Passando para desejar um Ano Novo abençoado por Deus...
    Beijo, Grande!

  • 27 de dezembro de 2009 - 16:56 | Permalink

    otimista incurável que sou, acho que a indústria (até a brasileira) se dará conta antes dos governos de que o momento é de mudança e de buscar alternativas. não porque são bonzinhos, mas porque será mais lucrativo.
    e concordo que o presidente novo não precisa saber muito sobre meio ambiente. mas tem que saber que o assunto é pra lá de importante!
    beijo e feliz 2010
    maria

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *