O que é sustentabilidade pra você?

Já tem um tempo eu mandei um mail para várias pessoas perguntando o que era sustentabilidade pra elas, pouquíssimas pessoas responderam, a ideia era juntar tudo isso num post e ver o que as pessoas pensam sobre sustentabilidade.

Como outro dia me perguntaram nos comentários o que era sustentabilidade pra mim resolvi retomar a ideia desse post e publicá-lo. As duas primeiras declarações eu peguei em alguma publicação que não me lembro agora qual era, as outras consegui por e-mail ou então com a ajuda do Hugo que também num passado distante perguntou isso para a lista de e-mail dele. Segue as opiniões…

 

“Sustentabilidade é um caminho sem volta. Com o tempo, a situação voltará à sua normalidade e quando a poeira baixar, quem tiver feito a lição de casa, certamente estará melhor posicionado no mercado e com diferencial competitivo em relação à concorrência” Maria Luiza Pinto, Diretora Executiva de Desenvolvimento Sustentável do Grupo Santander

“Sustentabilidade não é algo a mais, mas uma maneira diferente de fazer negócios. É um alvo móvel, que você nunca acerta, vai apenas se aproximando dele, tentando prever seus próximos movimentos. Em termos de cadeia, sustentabilidade não é apenas fazer alguma coisa boa, ou respeitar a lei. Significa conhecer e tornar transparente a relação com os fornecedores, por entender que os insumos são parte integrante de seu produto ou serviço. O aspecto mais crítico é que os impactos indiretos de uma atividade, via de regra, são muito mais sérios e importantes que os diretos. Em vez de esconder ou externalizar os passivos, o empreendedor preocupado com sustentabilidade os assume e transforma as iniciativas para superá-los em vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.” Roberto Smeraldi, Diretor da Ong Amigos da Terra Amazônia Brasileira.

De forma bem resumida: “Sustentabilidade pra mim é construir sem destruir” 🙂 Edney Souza, Diretor de Operações da Pólvora Comunicações

 
“Integrar-se à natureza e protegê-la para que continue nos proporcionando a possibilidade de existir por muitos e muitos anos.” Gustavo Pimentel, economista, especialista em eco-finanças.


“Sustentabilidade é uma palavra que está super na moda, mas acredito que poucas pessoas param pra pensar o que um estilo de vida verdadeiramente sustentável exigiria de cada um de nós, se isso é possível, ou mesmo se é isso que realmente queremos. Pra falar a verdade, me pergunto se sustentabilidade não seria uma utopia. O homem primitivo já causava impactos sobre o meio ambiente ao seu redor (por exemplo, várias espécies animais desapareceram da América antes mesmo da colonização pelos europeus, em função da caça predatória dos povos que aqui já habitavam) quando as populações humanas ainda eram pequenas. Minha visão de sustentabilidade é um bocado negativa, eu sei.

O fato é que não acredito em sustentabilidade nos moldes de hoje: produtos “verdes” que parecem que tiram toda a culpa de consumir, como se esses produtos tivessem impacto zero sobre o meio ambiente. Fico feliz que os movimentos por estilos de vida mais simples e menos materiais estejam crescendo mundo afora. Afinal, luxo hoje não é só possuir bens, mas ter tempo, saúde, amigos…” Nathália Allenspach, bióloga, Recicle Blog.

Pra mim, sustentabilidade não é um tema novo, e sim um tema esquecido, que as pessoas estão relembrando agora. Deveria ter sido assim desde o começo da era industrial. Fabio Yabu, escritor e desenhista, Mude o Mundo.

Sustentabilidade é viver nos limites do possível. É escolher entre uma de duas restrições: taxa de renovação dos serviços e funções ecossistêmicos e taxa de assimilação e dejetos.

Porque um dos dois?  Porque se um permitir expansão de 2,5% e o outro, de 1,8%, prevalecerá a segunda restrição: o crescimento não pode ser superior a 1,8%. Herman Daly explica bem isso. Clóvis Cavalcanti, economista.

É um pensamento, uma ideia, um projeto, um estilo de vida para pessoas e empresas, que envolve melhorias na sociedade, no meio ambiente e mudanças no modo de pensar a economia. Paula Signorini, bióloga, Rastro de Carbono.

 

Sustentabilidade é uma atitude que utilize de alguma forma os recursos naturais, gere riquezas e que não o esgote em longo prazo, pensando em esgotar não somente em acabar mas em termos qualitativos também. Luiz Bento, ecólogo, Discutindo Ecologia.

 

Sustentabilidade significa reconhecer que somos a parte menos importante e mais vulnerável de um sistema vivo no qual todos os seres vivos dependem de todos os seres vivos. As principais razões de haver a vida na Terra, inclusive a humana, não deriva da iniciativa nem do poder humano, portanto, esse entendimento deve levar a total revogação da nossa atitude em relação aos seres vivos e aos ecossistemas, na qual os tratamos como se fossem infindáveis, inalteráveis e permanentes. O pensamento humano respaldado pela pseudo-ciência economia trabalha a idéia de modo perpétuo ao adotar leis da física de dois séculos atrás, relacionadas com a mecânica ou com a locomoção. Por essa razão, o conflito entre o sistema econômico-humano e o planeta só tende a aumentar e não diminuir enquanto idéias estapafúrdias, como crescimento econômico gerador de bem estar social, não forem removidas da sabedoria universal. 

O conflito é muito simples, pois a economia possui três características que a definem:

1) linear (extrai, produz, consome, descarta num ciclo exagerado de extenso desperdício e ineficiência  e o mito do jogar fora ou deixar os países mais avançados exportar sujeira, produção suja e viver de exportação de bens e recursos às custas de ecossistemas ainda existentes no mundo em desenvolvimento, tudo isso a custo zero),

2) infinita (produz crescimento exponencial contínuo de coisas, alimentos, pessoas, etc.) e

3) degenerativa (introduz materiais degenerativos nos ecossistemas como transgênicos, queima de combustíveis fósseis, compostos químicos, metais pesados, etc.). 

A natureza e o planeta, sistema maior do qual a economia e nossa sociedade é um subsistema dependente , é justamente o oposto:

1) circular (reaproveita tudo  com um ciclo fechado  em si mesmo e uma solução é a economia reaproveitar tudo ao máximo  e parar de fazer de conta que é um sistema aberto),

2) finita (a finitude territorialmente é óbvia demais embora a infantilidade dos economistas tente negar que sobre um território finito não há problema alguma acumular um estoque crescente de carros, casas, coisas,  poluição de todos os tipos, cacarecos e pessoas nem buscar uma demanda infinita por energia, quando já desperdiçamos mais da metade da energia disponível para nosso consumo desnecessário) e

3) regenerativa (a água é um bom exemplo, porque não só poluímos a água, como usamos além da sua capacidade de reposição e vários países estão caminhando para esgotamento de estoques hídricos simplesmente porque extraem mais do que os
aquíferos recebem e bons exemplos dessa atrocidade são os Estados Unidos e a China, mas Brasil vai pelo mesmo caminho ao destruir o Cerrado e a Amazônia).

O chocante de toda essa discussão tardia sobre sustentabilidade é que até agora seus principais mentores não atacaram a ciência econômica cujos modelos mirabolantes não há uma só variável  representativa da contribuição inigualável e irreproduzível dos recursos naturais e seus serviços ecológicos.  Enfim, não há uma só variável sequer para água, sem a qual não teríamos nada  e os economistas assumem total neutralidade, reversibilidade e previsibilidade dos processos econômicos em relação ao planeta e sua natureza. Com isso teimosamente acreditam que a economia pode ser maior que o planeta, embora seja uma impossibilidade física e ecológica. Essa inversão de eixos propiciada por esse conhecimento falso dos economistas precisa ser  feita urgentemente, porque até agora toda discussão sobre sustentabilidade tem sido ingênua, marginal, inútil e não deteve um segundo sequer o caminho suicida pelo qual segue nossa espécie animal e toda a vida desse planeta.

Sem um modelo social, político, histórico, cultural que concilie localmente nossas vidas com o planeta, com a natureza e com os demais seres vivos, revogando o desperdício, a ausência de noção dos limites da Terra não só não iremos atingir a sustentabilidade tão almejada como iremos desaparecer de um planeta ainda banhado em sol entregue apenas à vida bacteriana.

(Créditos à Nicholas Georgescu-Roegen e a Stephen Jay Gould em grande parte dessa definição) Hugo Penteado, economista, autor do livro Ecoeconomia Uma nova abordagem, Nosso Futuro Comum.

 

E pra mim? O que é sustentabilidade? Pra mim acho que as palavras que mais combinam com sustentabilidade é equilíbrio e parcimônia e a grande dificuldade de ser sustentável é que o ser humano ainda não aprendeu a ter nem ser nenhuma das duas coisas o tempo todo. E digo isso em qualquer área da vida, seja nos relacionamentos, nos negócios, no modo como consumir, trabalhar, encarar as coisas, viver. A humanidade ainda é muito ansiosa, desesperada, gananciosa, a sustentabilidade tem outro ritmo que tem tudo a ver com o ritmo da natureza e como a existência do ser humano ainda é muito breve pra história do Planeta ele ainda não aprendeu a lidar com isso. Só resta saber quanto tempo ele vai demorar pra entender isso e se vai dar tempo de recuperar o que já foi perdido. E sim, esse papo de sustentabilidade pra mim é utópico vamos ficar eternamente tentando ser sustentáveis, pois é assim que a natureza é, ela não é parada, ela vive buscando o equilíbrio o tempo todo, sempre vai aparecer alguma coisa ou alguém pra desestabilizar as coisas e vamos continuar na luta pra manter um equilíbrio dinâmico.

 

Ainda em tempo, usem os comentários pra dizer o que é sustentabilidade pra você!

8 Comments

  • André Dorta
    20 de janeiro de 2010 - 08:28 | Permalink

    Sustentabilidade nada mais é do que produzir com o menor impacto ao meio Ambiente possivel. Sem alterar suas condições fisicoquimicas numa determinada Área

  • 20 de janeiro de 2010 - 09:40 | Permalink

    André, creio que esse conceito tem mais a ver com impacto ambiental, na minha opinião sustentabilidade é bem mais abrangente que apenas nao poluir ou impactar menos.

  • Roberto Rocha
    20 de janeiro de 2010 - 20:20 | Permalink

    É o ponto de equilíbrio - mais ou menos constante - encontrado pelo planeta, para manter funcionando - ao longo de milênios e mais - os seus fluxos de energia e reciclagem de materia. A diferença entre a sustentabilidade da natureza e a humana é que o primeiro modelo é sempre original e copiado pelo segundo - que também é parte dele - mas de forma sempre incompleta e insuficiente.

  • 21 de janeiro de 2010 - 10:41 | Permalink

    talvez seja só as tendências locais de produção e consumo [geralmente de menor impacto] se tornarem também uma tendência mercadológica.

  • 19 de junho de 2012 - 14:21 | Permalink

    o que é sustentabilidae

  • josé maria da silva
    24 de junho de 2012 - 10:41 | Permalink

    sustentabilidade, depende muito da classe empresarial de um país.
    através desse sistema que aparecem os empregos, que os homens e mulheres, consegue trabalhar nas produções de qualquer produtos, desenvolvidos em um país.

    Dai que aparecem o desenvolvimento de um país.
    E sustentabilidade de uma nação e um país. desenvolvido.

    jose maria da silva.

    Acadêmico: serviço Social.

  • 5 de agosto de 2012 - 22:07 | Permalink

    Sustentabilidade e tudo, exemplo o que e uma casa com sutentabilidade e uma casa que tem base para suportar qualquer tipo de clima vento tremor o que e uma vida sustentavel e uma vida feita desde o comeco se estudando para ter um emprego no fulturo mantendo amigos para ter los no futuro ao seu lado ou seja sustentabilidade e se preparar faser agora colher agora e tambem para colher no fulturo

  • Francisvalda Maria
    31 de outubro de 2013 - 15:37 | Permalink

    SUSTENTABILIDADE É UM JEITO MUITO LEGAL DE PRESERVAR O MEIO-AMBIENTE! ADOREI!

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *