O Horário de Verão e as Economias de Energia
O Horário de Verão e as Economias de Energia
Durante as próximas semanas vou publicar neste blog uma série de análises considerando a operação de equipamentos residenciais durante dias típicos de verão. Vamos simular a operação dos mesmos em duas situações: considerando o horário normal e horário de verão. Com a maior disseminação de aparelhos de ar condicionado e maiores temperaturas, é necessário conhecer os impactos do HV nas contas de energia dos consumidores e também os efeitos para o sistema elétrico nacional. Estou também planejando estudar os efeitos no setor de comércio e serviços logo mais.
O horário de verão foi instituído há cerca de 30 anos para aproveitar os dias mais longos desse período do ano. Com essa medida buscava-se economizar energia elétrica para a iluminação e também deslocar o uso dos chuveiros, principal equipamento que contribuía para a formação do pico de demanda de eletricidade no Brasil até então. A coincidência do uso da iluminação com os chuveiros das residências no período das 18-21 horas, especialmente no Sudeste e Sul do país era a principal justificativa para o HV. E, de fato, as economias de 1% de energia durante toda a vigência do HV e uma redução de até 4% da carga no período de pico confirmavam os benefícios da medida

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No entanto, esses valores vem caindo nos últimos anos. Novos hábitos de consumo e posse de equipamentos tem sido incorporados nos diversos segmentos de mercado de energia e ainda não temos pesquisas detalhadas o suficiente para estudar seus efeitos no sistema interligado nacional (SIN) e, especialmente importante, seus reflexos para o planejamento energético no médio e longo prazos.
O clima também vem mudando com períodos mais quentes, coincidindo com a estiagem e perdas de reservas de energia nos reservatórios do sistema elétrico.
As estimativas que apresentaremos aqui tem o objetivo de contribuir para melhor entendimento e eventuais adaptações de medidas de economias de energia que melhor capturem as transformações de hábitos de uso e posse de equipamentos dos consumidores.