>Perfis Fakes

>

Uma das maiores obras de referência nos Estados Unidos do século XIX era a Appletons’ Cyclopædia of American Biography, com seis volumes e descrições biográficas de 20.000 pessoas eminentes na história dos Estados Unidos e das Américas. A Cyclopædia foi publicada entre 1887 e 1889.

Surpreendentemente, muitos de seus personagens não são pessoas reais. Em seu zeloso trabalho para fazer perfis de cada pessoa digna de nota no Novo Mundo, a editora D. Appletons’ pagava por palavra e aceitava contribuições sem muito rigor. Suspeita-se que pelo menos 200 de suas detalhadas biografias foram simplesmente inventadas. Esse negócio de perfil fake não é assim tão novo quanto parece.

Quem fez isso? Ninguém sabe, mas curiosamente as falsas biografias são tão detalhadas quanto as de verdade. Uma investigação feita em 1937 mostrou que o escritor anônimo inventara títulos em seis línguas, tinha treinamento científico e conhecia a história e a geografia da América do Sul. Os lugares e os eventos históricos citados nas biografias fictícias eram genuinamente reais.

A minha suspeita é que tenha sido alguém com bom conhecimento e grande cultura, mas sem dinheiro. Tipo um estudante universitário.

Ainda mais surpreendente é fato de que a Cyclopædia of American Biography tenha sido republicada em 1968 por outra editora. Mas sem as devidas correções. Quem quiser tentar procurar mais biografias fakes pode baixar a obra.

chevron_left
chevron_right

Join the conversation

comment 0 comments
  • Anonymous

>Há o link 'Continue...', mas não há mais o que ler. Isso se repete em diversos post. Facilitaria ao leitor se o link estivesse presente apenas naqueles post em que realmente se faz necessário, e não apenas servisse como ferramenta para aumentar o pageview do site.Aliás, ajudaria ainda mais se o feed permitisse visualizar o conteúdo do post. Anúncios também podem aparecer ali...O conteúdo do site é interessante, mas é desmotivador clicar num link que não adiciona nada.

• rntpincelli

>Caro leitor,Agradeço a sua contribuição, mesmo que anônima. Vou fazer o possível para resolver os problemas relatados.Espero que apesar das falhas técnicas continue a visitar e a comentar.

• Zeca Basso

>"Tipo um estudante universitário."HA!A gente só entende de ir pro bar e pedir cola. AASHUAEHUEHAUEHUSH

• Anonymous

>Visite o blog de humor: EstranhosAdolescentes.blogspot.com !Blog com grandes parceiros, atualizado todos os dias e os melhores conteúdos para você!, acesse e confira!

• Carlos Alberto

>essa historia entao ja eh antiga.............................................Saiba como um jovem com 27 anos ganha mais de R$2000 reais por dia apenas na internet-> acesse --> http://bit.ly/gLGjfL

• Anonymous

>Claro que já é antigaA Bíblia é assim 8BNada contra quem acredita '-', mas eu não acredito e sempre achei que ela é assim, uma mentira envolvendo alguns fatos históricos que realmente aconteceram, como uma enorme falácia ._.

• T3

>Olá,Parabéns por seu Blog!Gostaria de convida-lo a conhecer o T3, um excelente lugar para divulgar seu Blog, pois no T3 Todos os links são Folow melhorando suas posições nas pesquisas e existem pessoas realmente interessadas no seu conteúdo.Venha Conferir o melhor da Internet todos os dias e divulgar seu Blog no T3.www.t3.tol3.netGrande Abraço e Muito Sucesso!T3

• нélєиziiинα

>Visitem o meu blogainda está em andamentohttp://blogcomboasdicas.blogspot.com/beijos!