em filosofia da música, musicologia

Musas, música e o mundo mental – parte 3

José Fornari – fornari@unicamp.br

09 outubro 2022

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Músicos, compositores, escritores e demais pessoas criativas, costumam saber intuitivamente e até ter casos para contar, da existência desse misterioso estado mental de inspiração, atribuído na antiguidade à presença de uma misteriosa “musa”, que culmina num inesperado momento de inspiração, um lampejo de insight ou uma súbita e reveladora inferência abdutiva. Talvez por ser a mais inefável, intangível e imaterial das artes, a música é diretamente relacionada à interveniência deste misterioso estado mental que parece ser o responsável pelo processo criativo, mas que por muitos meandros, quase sempre escapa ao escrutínio da ciência (apesar dela também inspirar). Daniel Levitin, pesquisador, músico e neurocientista, autor do conhecido livro “This is your brain on music” (2006) foi, por causa do sucesso deste livro, procurado pelo famoso compositor pop,  Sting. Desse encontro, surgiu a possibilidade de um estudo inusitado, entre Levitin e Sting, da análise de padrões neurais do cérebro do artista enquanto este imaginava e compunha música dentro de um MRI.

Em 2016, Levitin e colega publicaram um artigo relatando os resultados deste estudo (“Measuring the representational space of music with fMRI: a case study with Sting“). Porém, antes disso, num documentário de 2012, realizado por Christina Pochmursky, intitulado “The musical brain” (que mostra partes deste estudo) já havia se tornado público este encontro, bem como algumas de suas inquietantes consequências; em especial uma inesperada reação de Sting do exato momento em que Levitin apresenta e explica os resultados do escaneamento cerebral do artista (em 44 minutos). Ao longo deste momento, Sting vai ficando cada vez mais desconfortável com os resultados e imagens da análise de seu cérebro, apesar de Levitin estar dando boas notícias para o artista, a respeito de seu cérebro e seu processo criativo. A inquietação parece proceder da racionalização sobre o seu intuitivo processo composicional, o que, segundo Sting relata, pode impedi-lo de continuar sendo capaz de acessá-lo (em 45 min, demonstrando desconforto ao ver as imagens escaneadas de seu cérebro, Sting diz “eu tenho medo de olhar muito pra isso [a imagem do seu cérebro] e passar a ser incapaz de continuar compondo” ( “I’m afraid if looking at it too much, I’ll be unable to do it” ) e, em 46 min, num momento posterior e já mais tranquilo, referindo-se ao seu processo de composição, o artista declara: “eu me sinto feliz por estar perdido, sem saber onde irei ou o que acontecerá” (“I feel I’m happily lost. I don’t know where I’m going or what happens next“). Para mim, parece que intuitivamente o artista sente que a inferência determinística e lógica da dedução, de certa forma inibe a ocorrência inesperada e espontânea da abdução.

Curiosamente, em 2014, Sting se apresentou num TED Talk intitulado “How I started writing songs again” em que conta como inesperadamente, ficou incapaz de compor por três anos. Em suas palavras, Sting relata que um dia suas composições musicais simplesmente pararam de surgir (em 4min neste TED Talk, o artista diz: “one day the songs stopped coming“). Apesar dele não mencionar, esta súbita parada ocorreu cronologicamente logo após o estudo acima mencionado, de neurociência que ele realizou com Daniel Levitin. Em seu TED Talk, Sting conta que só conseguiu reencontrar (em suas palavras) a sua “musa perdida” ao voltar a ter contato com a sua comunidade de origem, onde nasceu e foi criado (uma vila operária, próxima de um enorme estaleiro). Após anos de inexplicável e assustadora ausência, sua “musa inspiradora” retornou quando este artista retornou às suas origens e começou a expressar musicalmente a vida simples e sofrida daquela comunidade, o que novamente conjurou seu misterioso gênio criativo.

 

Alguns anos antes, a escritora Elizabeth Gilbert fez uma famosa e inspiradora palestra sobre o mistério da criação artística. Trata-se de um dos TED Talks de maior sucesso, intitulado “Your elusive creative genius“, de 2009. Este foi traduzido como “seu gênio criativo indescritível” ou “nosso esquivo gênio criativo” mas que pra mim, numa tradução mais livre e talvez mais sonora, poderia ser: “minha misteriosa musa”. Nessa palestra, Gilbert explica que, no decorrer da renascença européia, houve uma significativa mudança social. Pessoas criativas, como artistas e pensadores, passaram de “ter um gênio”, para “ser um gênio”. Antes disso, acreditava-se que um artista ou pensador tinha um ser imaterial que o acompanhava (uma musa, ou gênio) o qual era o verdadeiro elemento inspirador responsável pela qualidade de sua produção. Com essa mudança, o artista passou a ser o responsável tanto pelo seu sucesso artístico quanto pelo seu fracasso. Gilbert considera que essa mudança de perspectiva trouxe grandes problemas para as pessoas criativas; desde inesperados bloqueios (como o acima mencionado), enormes vaidades e insustentáveis egos, crises de depressão e pânico e até mesmo muitos casos de suicídios de grandes artistas e pensadores. Gilbert termina sua inspirada fala propondo a volta da utilização da noção do “gênio criativo” como ser destacado, imaterial e brilhante, que o inspira e, por distanciar o artista de sua obra, o protege de si próprio, seja pelo seu excesso de orgulho ou pavor da crítica.

 

continua…

 


Como citar este artigo:

José Fornari. “Musas, música e o mundo mental – parte 3”. Blogs de Ciência da Universidade Estadual de Campinas. Data da publicação: 09 de outubro de 2022. Link: https://www.blogs.unicamp.br/musicologia/2022/10/09/musas-musica-e-o-mundo-mental-parte-3/

 

 

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