Quem somos

Quem somos

Somos um projeto independente de divulgação científica sobre a Cannabis sativa L.

Realizamos um podcast, com periodicidade descontínua (em formato de temporadas), com roteiro original e pautado por evidências científicas. Debatemos sobre pesquisas científicas relacionadas ao tema em nosso blog, vinculado ao Blogs de ciência da Unicamp.

Nosso projeto prioriza abordar os fundamentos da terapia canábica, em uso experimental para mais de 30 condições de saúde e sintomas relacionados, como apontado por diversos estudos científicos, levando ao público não-especialista dados que corroboram sua eficácia, sempre pontuando os casos que necessitam de estudos mais aprofundados. Adicionalmente, buscamos apontar quais os reais benefícios, riscos e consequências, tanto para quem tem a intenção de buscar essa abordagem quanto para a informar e educar a sociedade, e trazer entrevistas com especialistas de diversas áreas para melhor apresentar esta informação e valorizar a pesquisa conduzida por profissionais do Brasil.

As publicações e todo o conteúdo desse blog são de responsabilidade dos autores, e não refletem o posicionamento da equipe de Blogs da Unicamp nem o da Universidade Estadual de Campinas.

Conheça nossa equipe

pesquisadora, roteirista e host no Porta de Saída

Bacharel em Comunicação Social pela Unicamp (2010), especializada em Fotografia pela UEL (2012), Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (2013) com bolsa Fapesp, Doutora em Artes Visuais pela Unicamp (2020) com doutorado sanduíche na Universidad Autónoma de Barcelona com bolsa CAPES e extensionista no IV Curso de Cannabis Medicinal pela Unifesp (2020).

Atuou como freelancer produzindo materiais como ebooks e livros didáticos, nas áreas de Comunicação e Artes Visuais para cursos de educação a distância, atendendo empresas como PUC Campinas, Kroton e Sagah desde 2019. Foi docente de 2013 a 2018 nos cursos de Produção Audiovisual, Sistemas para Internet e na pós-graduação de Mídias Digitais na UniMetrocamp, assim como desenvolveu estágio docente na Unicamp. Ministrou oficinas de escrita, storytelling e fotografia para instituições como o SESC Jundiaí e o SESC Vila Mariana e trabalhou com webwriting, produção cultural e assistência de câmera para cinema e vídeo. Atualmente é Analista de Inbound Marketing da Dialetto, responsável por estratégias de performance para diferentes empresas do setor de tecnologia e docente nos cursos de Cinema na Unisociesc e Publicidade e Propaganda na Ielusc

jornalista científico, revisor de dados e host no Porta de Saída

Bacharel em Microbiologia (2012) e mestre em Ecologia pela UFRJ (2016) e especializado em Jornalismo Científico pela Unicamp (2018), extensionista no IV Curso de Cannabis Medicinal pela Unifesp (2020).

Atualmente é bolsista de comunicação científica da Rede Genômica da Fiocruz (RGF), gerando conteúdo (texto e infográficos) para público não-especialista sobre pesquisas com o genoma do coronavírus, além da comunicação com outras instituições.

Colabora periodicamente com reportagens para o site de Jornalismo Ambiental ((o)) eco.

Anteriormente colaborou com a start-up Cacau Labs (2020), com conteúdos de divulgação científica para redes sociais e foi assessor médico-científico na Oncologia Brasil (2019).

Atuou com jornalismo e divulgação científica em diversos projetos do Oxigênio Podcast e da revista ComCiência, entre 2017 e 2019.

Conduziu ainda o projeto “Divulgação científica das atividades de pesquisa do Departamento de Biologia Animal, do Instituto de Biologia da UNICAMP”, com bolsa FAPESP.

produtora cultural, revisora e host no Porta de Saída

Graduada em Letras pela Unicamp (2011), especializada em Multimeios – Cinema, Vídeo e Fotografia pela Anhembi Morumbi (2013) e em Gestão, Política e Produção Cultural pela Unicamp (2019), extensionista no IV Curso de Cannabis Medicinal pela Unifesp (2020).

Atualmente, é responsável pelo suporte a eventos acadêmico-científicos da Faculdade de Educação na Unicamp, onde já atuou com cobertura fotográfica, comunicação institucional, atendimento a público e serviços administrativos. Foi designada para a secretaria da Coordenação Nacional do FORCULT (2021-2023).

É produtora freelancer em projetos de cultura de diversas frentes