Arrasta o X

Em alguns posts desse blog já contei para vocês um pouco do que pesquiso sobre demonstrações de teoremas (Minha pesquisa: andadores para demonstrações de teoremas; Demonstre teoremas e ganhe bombons).

Porém a Ciência e os Cientistas no Brasil precisam realizar um esforço contínuo de se mostrarem presentes numa sociedade em que o Ministro da Educação considera a Educação um direito reservado a poucos (https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/08/10/ministro-da-educacao-defende-que-universidade-seja-para-poucos.ghtml).

Nessa perspectiva, gostaria de apresentar o produto educacional fruto de um trabalho em equipe (com minha esposa e minha mãe) no programa de pré-aceleração Ocean Novos Negócios (N2), em parceria da Samsung com a USP, UNICAMP e Universidade do Estado do Amazonas.

Entramos nesse programa com o objetivo de “dar forma” à essa pesquisa esquisita que realizo no doutorado.

Depois de muitas idas e vindas, discussões acaloradas, hipóteses destruídas e trabalhos de campo, chegamos numa organização minimamente funcional 😛

Arrasta o X (esse é o nome do projeto) é uma iniciativa com o propósito de tornar mais agradável (ou menos sofrível) o processo de aprender a escrever demonstrações de teoremas na matemática.

De forma simples, é um portal de demonstrações matemáticas voltado para o Ensino Superior com breves diálogos sobre algumas áreas da Matemática, de forma a entender do que se trata sem perder a ludicidade que uma explicação mais séria teria.

Neste portal você pode se aprofundar com conteúdos formais, vendo as definições, exemplos e demonstrações tradicionais, mas também praticar as demonstrações de modo interativa, arrastando e soltando suas partes e recebendo um feedback automático sobre sua demonstração 🙂

Quer dar uma olhadinha no Arrasta o X?

Clique aqui e conheça mais sobre esse projeto 🙂