BesouriZ 4.0

Três anos e meio atrás escrevi um post sobre um jogo chamado BesouriZ (BesouriZ – um jogo sobre a equivalência entre soma e multiplicação), um projeto interdisciplinar entre a Matemática e a Biologia, cujo nome remete às palavras Besouros e Matriz.

Sua dinâmica é bem simples, você começa escolhendo um Entomologista (especialista em insetos) para ajudar, no caso vou escolher a Estefani. Então teremos numa sala vários potes contendo joaninhas (antes eram escaravelhos veados), e um quadro entomológico (no canto superior direito da tela) para ser preenchido.

Podemos segurar um pote com o mouse (ou o dedo na tela) e arrastar até a Entomologista.

Ela então distribui os besouros no quadro entomológico.

O desafio está em entregar para a Entomologista a quantidade exata de besouros para preencher o quadro todo.

O link para jogá-lo é esse: https://scratch.mit.edu/projects/537939026

A mudança dos besouros dos potes, de escaravelhos veados (bem mais legais) para joaninhas (nem tão legal) se deu devido aos propósitos para qual este jogo foi desenvolvido. Ele é um instrumento voltado para investigar a relação entre a multiplicação e a soma, elaborado à pedido da minha amiga Alessandra Picharillo que estuda este tema com crianças no espectro autista e deficiência cognitiva, comparando o desempenho delas no jogo com crianças consideradas em condições típicas.

Uma importante mudança que fizemos, foi a existência de potes opacos, isto é, cujo conteúdo interior não fosse identificável. De modo que não houvesse uma associação visual entre o conteúdo escrito na tampa do pote (número de besouros) e o total de besouros dentro do pote.

Esta mudança trouxe a questão de que quando o pote não fosse opaco, a criança deveria ser capaz de associar visualmente o sentido daquele número à uma quantidade de objetos que ele representa, assim, a imagem dos escaravelhos veados dentro dos potes ficava pouco nítida para se contar visualmente. Dava para saber (quando o pote era transparente) se tinha um ou dois besouros.

Mais do que isso ficava parecendo uma massa preta disforme. As joaninhas por outro lado, elas são mais fáceis de distinguir, são redondinhas e vetorizadas, assim a imagem mesmo que fique sobreposta, é identificável em maior número.

Outro aspecto necessário para viabilizar este trabalho em parceria, foi o estabelecimento de um “codificador de level”. Isto é, um sistema de códigos que pudessem ser inseridos ou editados com facilidade, e definissem como seriam os desafios do jogo. Pois até antes, os desafios eram criados numa sequência definida no código-fonte ou tinham suas configurações sorteadas. Contudo, como a minha amiga pesquisadora precisava criar desafios específicos para sua investigação, era preciso que ela pudesse examinar e alterar as componentes dos desafios sem muita dificuldade, e dai veio essa linda listinha chamada “main”.

Na imagem acima, temos a informação 24-08-0-1-44567899.

Vou explicar exatamente o que cada parte deste código faz:

24: indica a quantidade de linhas+1 e colunas+1 do quadro entomológico: (2+1) linhas, (4+1) colunas.

08: indica a quantidade de potes que teremos na tela: neste caso, 8 potes.

0: indica se o pote será transparente (0) ou opaco (1).

1: indica se haverá elogio quando montar o quadro sem sobrar besouros (1), ou se não haverá elogio quando isso acontecer (0).

44567899: indica a quantidade de besouros nos potes: no caso teremos dois potes com 4 besouros, dois potescom 9 besouros, e um pote com as quantidades 5, 6, 7 e 8 besouros cada (a posição dos potes na tela é sorteado cada vez que o jogo inicia).

Assim, caso queira mais desafios, basta inserir mais linhas na lista “main”.

Ao terminar de ajudar a Entomologista, a criança recebe uma mensagem fofinha de agradecimento :3

Mas há uma função especial para minha amiga pesquisadora, e para quem quiser usar este jogo (afinal ele está em domínio público e pode ser remixado à vontade). É uma lista chamada “respostas” que armazena quais foram os jarros levados em cada nível.

Essa lista indica o nível atual e as quantidade de besouros em cada jarro antes do nível seguinte.

Juntando essa informação à quantidade de besouros em cada jarro nos desafios (informação inserida pela pesquisadora), é possível ao final de um experimento tirar o extrato das escolhas da criança.

Enfim, estas mudanças foram necessárias para fazer de BesouriZ um jogo digital, para BesouriZ 4.0 um instrumento para coletar dados numa pesquisa de doutorado XD em breve espero termos alguns artigos publicados sobre este trabalho… aguarde e torça pela gente!


Como referenciar este conteúdo em formato ABNT (baseado na norma NBR 6023/2018):

SILVA, Marcos Henrique de Paula Dias da. BesouriZ 4.0. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Zero – Blog de Ciência da UnicampVolume 10. Ed. 1. 2º semestre de 2023. Campinas, 28 jul. 2023. Disponível em: https://www.blogs.unicamp.br/zero/5121. Acesso em: <data-de-hoje>.

2 thoughts on “BesouriZ 4.0

    • 19 de agosto de 2023 em 11:13
      Permalink

      Muito obrigada 🙂 caso queira experimentar ou tenha qq dúvida sobre seu uso, pode me escrever

      Resposta

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