Pensamento computacional em dress-up?

Quando comecei a estudar o tema Pensamento Computacional (em 2016) comecei a pensar na perspectiva de game design, passando pelo gênero de jogos de dress-up. Para situar quem está lendo, a interpretação de Pensamento Computacional que eu utilizava na época era algo parecido com “o conjunto de habilidades/atitudes que cientistas da computacional utilizam no tratamento de problemas tendo recursos computacionais à sua disposição“. Já os jogos do gênero dress-up envolvem um personagem que podemos vestir de diversas maneiras, escolhendo as roupas que usarão (a diversão destes jogos é realmente compor os personagens com diversos visuais e estilos).

Comecei a trabalhar em cima da proposta de Girl’s Dressup.

https://scratch.mit.edu/projects/96791466

Apesar de achar a arte fofinha, muito bem-feita e um traço maravilhoso, o encaixe das peças de roupa/cabelo/sapatos/adereços ocorre manualmente arrastando e encontrando a posição em cima da personagem. Outro aspecto que poderia ser melhorado neste jogo é a repetição das roupas para oferecer ao jogador uma variação de cores para elas.

https://scratch.mit.edu/projects/101938263/

Assim, na minha versão deste jogo mantive apenas uma peça de roupa de cada tipo, ignorando a variação de cores. Defini a posição que as roupas deveriam ficar na personagem, de modo que com um clique ela fosse para sobre a personagem, e outro clique, ela voltasse pro armário. Para oferecer a variação de cores, atribui a cada sprite das roupas uma variação em seu espectro de cores, que era alterado quando o mouse estivesse sobre a peça e uma das setas (direita/esquerda) fosse pressionada.

Algum tempo depois vim a conhecer um outro jogo de dress-up, com um repertório bem maior de roupas e acessórios, uma arte muito fofa, e um adicional bastante interessante. Neste jogo temos no canto inferior direito do quadro onde o personagem aparece, um dado de 6 faces. Ao clicar nele, sorteiam uma peça de cada tipo, e vestem automaticamente no personagem. O legal desta função é que as vezes saem umas combinações diferentonas e bem legais. Há também um botão (canto inferior esquerdo) que retira todas as peças do personagem (basicamente reinicia o programa). Interessante deste jogo, é que as peças no armário aparecem em tamanho reduzido, permitindo uma visão de como elas são, mas quando selecionamos, elas aumentam para o tamanho do personagem (um jeito de aproveitar melhor o espaço).

https://www.deviantart.com/heartgear/art/Dress-up-Game-Fem-Style-for-the-Boy-Body-390923865

Na variação que criei repeti a mesma ideia que fiz na versão anterior, isto é, ignorar roupas de mesmo tipo com cores diferentes, e também o encaixe automático no corpo. Além disso, como para a maioria das peças de um mesmo grupo, por exemplo sapatos, a sobreposição não faz sentido, posso considerar a peça sapato como um único ator com sprites diferentes a serem alteradas com um comando do teclado (seta para cima/baixo), assim, basta ficar passando os sapatos para escolher o que vamos usar, sem a necessidade de ficar tirando e colocando vários sapatos para ver como ficam. Por esta razão, considerei o botão de reiniciar o personagem como algo desnecessário, já que na maior parte da interação, as roupas ficariam no personagem, só precisando variar entre suas sprites. Reproduzi o botão de sorteio, mas definindo além da peça, também a variação da cor como um valor aleatório. Repliquei também a ideia de reduzir o tamanho da peça quando não está no corpo do personagem, assim mesmo com muitas roupas fora do corpo, o espaço ocupado por elas poluiria tanto a tela. Por fim, um aspecto que senti falta nos jogos de dress-up foi a possibilidade de salvar os looks montados e carregá-los quando quisermos. Para isto criei 9 slots (os quadradinhos coloridos) que podem ser selecionados (o quadradinho vem a esquerda para indicar que está selecionado), com a Lupa carregamos o look salvo naquele slot. Na verdade as roupas/cabelo/sapatos mudam para a cor e tipo armazenado, mas permanecem nas posições atuais. Com a função Sobreescrever (último botão) guardamos naquele slot as informações daquele look (se houver algo salvo no slot, ele é sobreescrito).

https://scratch.mit.edu/projects/1101467175/

Assim, na interação do jogador com o jogo é possível desenvolver alguns conceitos associados ao Pensamento Computacional, como a seleção dos slots, a execução/sobreposição do seu conteúdo. Por exemplo, dispondo dos slots 1, 2 e 3, como fazer a troca do look do slot 1 para o slot 2:

  • Selecionamos o slot 1.
  • Carregamos o look do slot 1.
  • Selecionamos o slot 3.
  • Sobreescrevemos o look atual neste slot.
  • Selecionamos o slot 2.
  • Carregamos o look do slot 2.
  • Selecionamos o slot 1.
  • Sobreescrevemos o look atual neste slot.
  • Selecionamos o slot 3.
  • Carregamos o look do slot 3.
  • Selecionamos o slot 2.
  • Sobreescrevemos o look atual neste slot.

Legal, quem diria que em um joguinho de vestir um personagem, poderiamos ter um problema desta natureza?


Como referenciar este conteúdo em formato ABNT (baseado na norma NBR 6023/2018):

SILVA, Marcos Henrique de Paula Dias da. Pensamento computacional em dress-up?. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Zero – Blog de Ciência da UnicampVolume 12. Ed. 1. 2º semestre de 2024. Campinas, 8 de dezembro 2024. Disponível em: https://www.blogs.unicamp.br/zero/5922/. Acesso em: <data-de-hoje>.

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