m setembro de 2020, a televisão completou 70 anos de sua primeira transmissão no Brasil. E você pode estar se perguntando: qual a relação entre esse fato histórico, aparentemente relacionado apenas ao campo da história das comunicações no país, e as questões linguísticas, que são temas desse blog? Temos que “a linguagem é um fato social”, como já afirmava Saussure ([1916] 2006, p. 14), no clássico Curso de Linguística Geral. Analisar o modo como acontecimentos se inscrevem na história, ao produzir sentidos que se marcam na língua, é uma maneira de se estudar a linguagem, buscando compreender, assim, o seu caráter discursivo. A televisão, ao ser trazida para o Brasil e inaugurada em 18 de setembro de 1950, produziu muita agitação na área das comunicações e, com o passar dos anos, promoveria novos hábitos e práticas sociais; e mesmo antes de efetivar suas transmissões, inicialmente restritas à cidade de São Paulo, ela já era assunto nas páginas da imprensa nacional.