A ciência sempre tem boas histórias para contar

O Portal de blogs Científicos da Unicamp nasce em novembro de 2015, com essa vocação, reunindo inicialmente 10 blogs científicos oriundos dos grupos e linhas de pesquisas desenvolvidos pela comunidade científica da Unicamp, com o objetivo de tornar os temas científicos acessíveis ao entendimento.

Divulgar como e porque ?

Por acreditar que a linguagem de um blog poderia tornar o conhecimento científico produzido na Unicamp disponível a vários públicos. A comunidade da Unicamp aceitou o desafio para blogar sobre ciência e, através de seus posts diários (atualmente com média de 1 por dia, 190 até agora) proporcionou o entendimento, a acessibilidade e o diálogo com a sociedade. O Portal de Blogs oferece conteúdos nas mais diversas áreas acessíveis e compreensíveis a todos. Veja abaixo a nuvem de tags explicitando os diversos conteúdos abordados:

alimentos ambiente bactérias bioinformática biologia blogs citricultura ciência

clima cultura curso divulgação científica,  dna docência doença Educação energia ensino esporte eventos evolução filosofia fontes renováveis  fungos fósseis genoma genética geociências história insetos jovens laranja linguagem linguística mulheres nutrição paleontologia pesquisa plantas  revistas saúde tecnologia Unicamp valores ética

Qual é o DNA da Divulgação Cientifica?

Comunicar ciência estabelecendo relações com o cotidiano e a vida das pessoas possibilitando o entendimento sobre as informações, contextualizando tais conteúdos como: conceitos específicos de área, processos filosóficos, sociais, históricos, construções metodológicas; sempre desafiando o leitor, dialogando e interagindo, enfim contando uma história.

Nesse ano, contamos lindas histórias.

Blogamos e desafiamos tanto o leitor a encontrar suas respostas, descobrindo o mundo científico, quanto o cientista a descobrir a linguagem que facilitaria a compreensão de suas pesquisas. Com cinco edições do curso sobre o Blog, 180 cientistas da Unicamp atenderam o chamado e produziram materiais de divulgação. Conseguimos atingir o número de 35 blogs ativos hospedados no Portal de Blogs Científicos da Unicamp. Produzindo conteúdo diversificado, atingimos 63 mil visualizações (5 mil em média por mês). Somos o primeiro portal, vinculado à uma instituição de ensino e pesquisa, no Brasil e na América Latina, hospedando blogs de ciência.

Hoje o post é dedicado à equipe do Projeto Blogs Unicamp, aos voluntários que trabalham para manter o projeto, aos produtores de conteúdos e aos nossos leitores. Esperamos que o próximo ano também seja repleto de debates sobre ciência. Parabéns!

3 respostas