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boy-307688_1280Quem não se derrete ao escutar as primeiras palavras balbuciadas por uma criança?  Como as crianças aprendem a falar? Como estudar esse processo? Como registrar para pesquisa essas fofurices? Estas questões são caras à Linguística e colocam o delicado problema da coleta de dados. Chama-se Diário a fonte de coleta que acompanha o registro de uma criança ao longo da aquisição da língua materna. É uma fonte complementar ao registro em áudio ou vídeo, o procedimento sistemático de colher dados mais difundido, em várias partes do mundo, desde a constituição da área Aquisição de Linguagem. Entre nós, no IEL, sob a coordenação da prof. Claudia Lemos, a gravação semanal de crianças ao longo de 1 a 5-6 anos de idade resultou no acervo de dados do CEDAE, nomeado Aquisição da Língua Oral (integrante da Plataforma de Dados Sonoros), acessível a qualquer pesquisador, interessado em investigar como se dá a aquisição da língua materna.

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