A pandemia de COVID-19 tem mostrado a importância da divulgação científica e do jornalismo científico na sociedade. Diariamente na mídia – como jornais televisivos, midia online, sites, blogs, lives e redes sociais, entre outros – um dos assuntos mais importantes passou a ser a Ciência, ao menos aquela associada ao SARS-CoV-2 e ao COVID-19.

Poucos, mas importantes

Atualmente, de acordo com o INEP (2019), o Brasil conta com 37.962 cursos de graduação e 45 cursos sequenciais oferecidos nas 2.537 Instituições de Ensino Superior (IES). Consultamos o banco de dados do Ministério da Educação, o curso de Jornalismo é oferecido em 524 IES, o que corresponde a apenas 20,7% das IES do país. Essa porcentagem fica um pouco menor quando se procura pelas universidades estaduais e federais que oferecem o curso de jornalismo. Elas representam apenas 51 de todas as IES, ou seja, apenas 9,7% do total.