O Curso

A Fonoaudiologia

A Fonoaudiologia é uma área bastante interdisciplinar, a começar pela sua origem. Muitos conceitos e fundamentos da fonoaudiologia foram trazidos da psicologia, da educação, da medicina, da linguistica e outras disciplinas. Mais do que isso, a Fonoaudiologia é a junção de pelo menos duas áreas distintas na maior parte do mundo que é a Terapia da Fala e a Audiologia. No Brasil a fonoaudiologia nunca foi considerada duas áreas distintas pela relação tão importante entre audição e linguagem.

A Fonoaudiologia na Unicamp

As atividades de  Fonoaudiologia da Unicamp se iniciaram graças ao Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel de Oliveira da Silva Porto” (Cepre). O CEPRE desenvolve atividades de assistência, docência e pesquisa na área das deficiências sensoriais. Foi fundado em 1973, com a finalidade de atender indivíduos com deficiência visual e surdez.

Em 2001, após um longo estudo sobre as possibilidades de atuação do Cepre no ensino de graduação, o Curso de Fonoaudiologia foi aprovado pelo Conselho Universitário. É um curso resultante da integração das experiências da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Inclui também a participação de outras unidades, como o Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) e o Instituto de Biologia (IB), o que resulta em um curso bastante interdisciplinar.

A grade curricular do curso dá uma dimensão da formação multidisciplinar oferecida. A grade inclui disciplinas como fonética e fonologia, neurolinguística, análise do discurso, avaliação de linguagem, linguagem e processos cognitivos e psicolinguística, em complemento às disciplinas de caráter biológico, como anatomia, fisiologia e patologias dos órgãos da fala e audição, genética, alterações da motricidade oral, da voz e da audição. São ministrados conceitos de física, aplicados à fala e à audição. Além disso, o curso também oferece embasamento nas ciências humanas, com disciplinas sobre estudos da família, políticas públicas e estudo das nossas instituições.

Os estágios em Fonoaudiologia são cumpridos em várias instituições, recobrindo diversos campos de atuação profissional: fonoaudiologia comunitária e fonoaudiologia clínica, (avaliação e processo terapêutico) envolvendo voz, motricidade oral, audição, gagueira, oralidade e escrita.

O curso de Fonoaudiologia da Unicamp é oferecido em período integral, com 30 vagas anuais via processo vestibular e 2 vagas via PROFIS – Programa de Formação Interdisciplinar Superior.

Para maiores informações sobre o curso, grade horária e disciplinas, consulte o nosso catálogo clicando AQUI.