Escolha uma Página

“Em comemoração aos 200 anos do nascimento de Charles Darwin e pelos 150 anos de publicação de seu livro clássico ‘A Origem das Espécies’ o Ministério da Ciência e Tecnologia e instituições científicas do Rio de Janeiro estão organizando a ‘Expedição Caminhos de Darwin’, que contará com a presença de seu tataraneto, Randal Keynes, e percorrerá o mesmo caminho que fez o naturalista quando esteve no Rio de Janeiro, em 1832. Prevista para os dias 26, 27, 28 e 29 de novembro, a expedição envolverá 12 municípios e terá a participação de cientistas, professores, alunos e jornalistas.

Durante a viagem serão inauguradas placas comemorativas, com mapa do Estado sinalizando o trajeto de Darwin e observações do seu diário sobre o referido lugar. Palestras de divulgação científica sobre o que o naturalista observou em cada local, exibição de vídeos, exposição, apresentação das espécies citadas em seu diário e do hino nacional cantado em Tupi Guarani por alunos de Araruama, estão entre as atividades previstas nas inaugurações.

A expedição também ressaltará a importância da viagem do naturalista para a ciência e para a preservação do patrimônio histórico e geológico da região. Ela terá o seguinte trajeto: Rio de Janeiro (Jardim Botânico), Maricá, Saquarema, Araruama, São Pedro da Aldeia, Fazenda Campos Novos (Cabo Frio), Barra de São João, Macaé, Conceição de Macabu, Rio Bonito, Itaboraí e Niterói.”

Para saber mais sobre o evento, veja o flyer com as datas e lugares onde serão realizadas as intervenções.

Para saber mais informações tanto sobre o evento deste ano, quanto sobre a passagem de Darwin pelo Rio de Janeiro em 1832, visite o bem elaborado sítio do evento.

PS.: O texto é uma reprodução do vinculado pelos organizadores do evento. Gostei muito da idéia da placa com o trajeto, citações do texto original, etc. Mais porque diabos os alunos de Araruama vão cantar o hino nacional em Tupi Guarani?