Além de ter forçado o abandono do termo “mudança inadvertida do clima”, o estudo da NASA de 1979 também introduziu pela primeira vez o termo “Mudanças climáticas”. Quando ele se referia ao aumento da temperatura da superfície do planeta, utilizava o termo “Aquecimento global” e quando se referia aos efeitos do aquecimento global, ele utilizava o termo “Mudanças climáticas”.
Já na década de 80 outro termo começou a ser utilizado, a “Mudança global”, mas conquistou poucos seguidores. No final desta década, após o discurso ao congresso americano do cientista da NASA James E. Hansen, o termo “Aquecimento Global” se tornou realmente popular, sendo utilizado tanto pela mídia quanto em publicações científicas.
Fazendo uma busca rápida no Google Trends podemos entender a diferença brutal entre a utilização dos termos na internet.
O termo “aquecimento global” refere-se a principal causa das iminentes alterações climáticas globais, o aumento da temperatura da Terra devido ao aumento do efeito estufa. As alterações climáticas regionais decorrentes deste processo são consequencias diretas e indiretas do aumento da temperatura média global. É claro que devemos tomar cuidado com mal entendidos. A média da temperatura global é que tende a aumentar como vimos em 2008. Diminuições regionais da temperatura podem ter acontecido como este caso na China, mas a média global tende a aumentar. Mas isso não pode ser um motivo para não utilizarmos este termo. Além disso, como Kevin Grandia escreveu no Huffington Post, não devemos esquecer que o termo “aquecimento global” é muito popular. Não utilizar este termo pode deixar bons textos sobre o tema esquecidos pela máquina de busca do google.
Quanto ao termo “mudanças climáticas”, acho que ele ao mesmo tempo que se refere aos alterações decorrentes do aquecimento global, pode não dizer nada. Mudanças climáticas (mesmo as globais) são muito comuns na história do nosso planeta. Já um aquecimento global nas proporções previstas pelos últimos trabalhos e, principalmente, neste curto espaço de tempo, nunca foram vistas, nem pelas archea e bactérias.
Sendo assim, acho que a melhor construção de frase seria “As mudanças climáticas decorrentes do aquecimento global…”. Ou se você quiser ser mais direto ao ponto, escolha um dos termos, já que agora você aprendeu como utiliza-los.
Para ler mais sobre a polêmica destes termos, veja esta reportagem do The Huffing Post e este post do blog da NASA.
Muito bom esse post. Agora é só todos adotarem uma visão sistêmica porque as mudanças climáticas relacionadas ao aquecimento global só tendem a aumentar e se agravar, uma vez que diariamente estão sendo propostas idéias para destruir a capacidade do planeta sustentar a vida na Terra e o aquecimento global é apenas uma das inúmeras e graves consequências. Essas idéias mirabolantes a gente vê em número suficientemente assustador aqui e lá fora, como Dubai, China, expansão da demanda extremamente enorme dos Estados Unidos e aqui o pré-sal, a transposição do rio São Francisco, o desmatamento desenfreado, o PAC - Plano de Aceleração do Crescimento (ou colapso), sem falar nos economistas autistas que segundo literatura econômica recente declaram abertamente que o sistema econômico é totalmente independente da natureza e que o capital produzido pelo homem é um perfeito substituto para a natureza.
Meu Deus, vocês de outras ciências ajudem a mudar a fala dos economistas ou ao menos calar a boca deles.
Abraço
Hugo
Enquanto isso, em busca do "lucro fácil" e com a desculpa do "progresso", derrubam árvores e tranformam as cidades em florestas de cimento e asfalto, só pensando nos veículos automotores...Em Porto Alegre com a chantagem da Copa de 2014, alteram leis municipais, desrespeitam o código florestal para "adequar" a cidade para dois ou três jogos da copa do mundo de futebol.Onde iremos parar?
Olá pessoal... Podem me chamar de Babi.Pois bem... Desde século passado, os seres humanos começaram a perceber algumas mudanças climaticas, em nosso planeta... E pelos estudos de satélites, e pesquisas de cientistas,foi se percebendo cada vez mais estas tais "mudanças climaticas". Até que o ser humano chegou a conclusão deque a coisa estava piorando, e ja tinhamos a nossa frente um 'aquecimento global". Concordo com o Carlos: ambos os termos são ambíguos. As mudanças climaticas vieram em decorrência do inicio do aquecimento global. E este assunto não deve deixar de ser discutido!Hoje em ia não vemos muito falar na televisão sobre tal assunto. Também... Cada vez mais os seres humanos,querem mias maquinas, mias tecnologia,mais carros modernos,mias fabricas, mias móveis( mais desmatamento)... A situação de nosso planeta virou uma calamidade. 'Aquecimento Global" ou "Mudanças Climaticas"? Na minha opinião os dois! Claro que se eles tem "nomes" diferentes, o motivo e o significado e a forma certa de usar ,sãode diferesntes. O ser humano no inicio,quando começou a perceber as mudanças em nosso planeta, colocou como "Mudanças Climaticas", e ao perceber os dois pontos mais gelados do planeta(Polo Sul,e Polo Norte), começarem a receber mais luz solar, começaram a associar tudo... Poluição,desmatamento, a camada de proteção da Terra,sendo cada vez mias afetada pelo sol....Então, viram que as coisas começaram a mudar, ao invz de apenas 'simples "Mudanças Climaticas", o nosso planeta estava sofrendo um forte inicio de 'Aquecimento Global".Então... Respondendo a pergunta: " "Mudanças Climaticas" ou 'Aquecimento Global"?" Digo que a um tempo atrás, seria certo usar a expressão "Mudanças Climaticas", mas hoje ja é mais "correto' de usarmos o verbo "Aquecimento global" (para concordarmos com a situação atual de nosso planeta. Ja passamos da fase "Mudanças Climaticas" agora a situação agravou-se, estamos em "frente" ao 'Aquecimento global"!Tchau.Abraços
Ah, mais uma coisa. Acho que o termo "Aquecimento global antropogênico" é um pouco forçado demais. O IPCC diz que a forçante natural é menos importante que a forçante antropogênica, mas isso não quer dizer que o aquecimento global é completamente antropogênico. No último relatório eles mostram 3 gráficos sobre este assunto. Um considera só a forçante natural. Outro só a antropogênica e outro as duas forçantes somadas. Somente o último é o que apresenta uma tendência mais próxima dos dados reais.Se formos considerar estudos em revistas importantes como a PNAS, este termo ficaria ainda mais errado. Neste artigo (http://discutindoecologia.blogspot.com/2008/10/crtica-ao-consenso-cientfico.html) a previsão é que a forçante natural tenha uma participação de 30% no aumento de temperatura do planeta. Algo que com certeza não pode ser desprezado como o IPCC fez em seu últmo relatório.Abraços.
Fala Carlos,Concordo com você. Mas estamos discutindo exatamente isso. Os termos não são sinônimos e que podemos escolher entre um ou outro. Eles correspondem a coisas diferentes e devem ser tratados assim. Concordo que também houveram outras épocas de aquecimento do nosso planeta, mas com certeza não foram nem de longe tão rápidas como a que estamos passando. Este é o principal diferencial quanto a mudanças climáticas, que já ocorreram várias e de proporções muito maiores.
Oi Luiz,Na verdade ambos os termos são ambíguos. Tanto aquecimento quanto mudanças climáticas são cíclicos na história do planeta. Honestamente não vejo solução para uso de um ou de outro. Na verdade, se quisermos ser corretos na utilização, acredito que temos que utilizar o termo Aquecimento Global Antropogênico. Enfim, é uma discussão que vai longe e que deve ser mantida. Abraços,
Termos à parte, a coisa tá complicando... e o homem ainda pensa em guerras, lucros, vantagens, deixando de reconhecer as reações das forças naturais a cada momento... em cada canto do planeta...