Escolha uma Página
Grasshopper couple

 Clique para ampliar. Crédito: Luiz Bento

Normalmente neste tipo de post eu falo sobre fotos feitas por outras pessoas, onde comento os aspectos biológicos da situação registrada. No caso do post de hoje eu coloquei uma foto minha. Ela foi feita no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, localizado no norte do estado do Rio de Janeiro. Ele é o primeiro Parque do Brasil a contemplar o ecossistema de restinga. Para conhecer um pouco melhor o PNRJ, clique aqui. Toda minha iniciação científica e meu mestrado foram feitos em lagoas costeiras desta região, então tenho um carinho a mais por este fantástico ecossistema.

Os gafanhotos (insetos da ordem Orthoptera, subordem Caelifera) da foto acima estão “agarrados” em um broto de Allagoptera arenaria, palmeira conhecida popularmente como guriri ou juruba. Juruba é o nome dado pelos índios Goytacases que dominavam esta região a esta pequena palmeira que, por sua abundância, acabou dando nome a região e hoje ao Parque Nacional.

Na foto (clique para ver melhor) podemos ver o detalhe das antenas segmentadas, o terceiro par de pernas saltadoras, com coxas bem desenvolvidas, e o aparelho bucal mastigador, muito utilizado por esse herbívoro para cortar o seu almoço.

Como todas as fotos do meu flickr, os gafanhotos acima estão sob a licença Creative Commons. Então use e abuse em outros blogs, sites e na sala de aula. Só não esqueça de dar crédito a este fotógrafo amador.