Escolha uma Página

baleia-fail-twitter-morta.jpg

Morte a Fail Whale! Crédito: pzul

ResearchBlogging.orgEsta é a idéia das empresas que vivem da caça de baleias no Japão. O argumento é simples. Cientistas japoneses (coincidência?) fizeram estudos com conteúdo estomacal de baleias e estimaram que estes animais consomem uma quantidade de peixe muito maior do que a soma da produção pesqueira global. Então a indústria baleeira japonesa chegou à fantástica conclusão: a caça às baleias é boa para o planeta. Como as baleias diminuem o estoque pesqueiro mundial, temos que caçar elas para que não fiquemos sem peixes! Ótima conclusão. Muito parecida com a decisão dos motoristas de táxi do Rio de Janeiro que andam com o adesivo: “Eu apoio a lei seca!”.

Além de utilizar uma metodologia muito questionada por outros cientistas, se basear na ideia de “baleias-comem-peixe” para justificar a caça de baleias é algo realmente pouco inteligente, para pegar leve. É utilizar um conhecimento de ecologia de quinta categoria e achar que é um bom argumento. Lear R. Gerber e colaboradores mostraram no periódico Science, através de uma modelagem ecossistêmica, que a relação direta entre aumento da quantidade de baleias e diminuição da biomassa de peixes é completamente improvável. Até mesmo a erradicação total das baleias não resultou em uma alteração significativa da biomassa de peixes comercialmente explorados na modelagem. Outro fato que a indústria baleeira japonesa não pensou é que nem todas as espécies de baleia se alimentam de peixes. Muitas espécies se alimentam apenas de plâncton, o que torna o argumento ainda mais vazio. Partindo da ideia que a biomanipulação (manipulação da teia trófica através da retirada das baleias) por si só já pode ser muito complexa, fazer isto com argumentos baseados em dados científicos questionáveis e todo um interesse financeiro por trás deve ser no mínimo repensada.

Ao invés de gastar milhões de dólares navegando atrás de navios baleeiros japoneses, o pessoal das ONGs ambientalistas poderia investir mais em pesquisa científica. Assim, como Gerber e colaboradores, combateriam a indústria baleeira de forma mais inteligente, gastando muito menos recursos.

Referência:

Gerber, L., Morissette, L., Kaschner, K., & Pauly, D. (2009). ECOLOGY: Should Whales Be Culled to Increase Fishery Yield? Science, 323 (5916), 880-881 DOI: 10.1126/science.1169981