Escolha uma Página

ResearchBlogging.org

No final do último mês fiz um post bem extenso sobre os mecanismos químicos e biológicos que resultam na alteração de cor e na queda de folhas no outono. É um assunto muito interessante e bem controverso, pois existem muitas hipóteses sobre quais seriam os mecanismos responsáveis por este padrão marcante na natureza. A pergunta mais recorrente é “Porque uma folha teria um gasto energético para efetuar a troca de coloração, se a folha tende a cair?“. Uma das hipóteses mais interessantes (e mais controversas) para responder a esta pergunta relaciona a coloração das folhas e insetos que depositam seus ovos nestes vegetais. O outono é justamente a época do ano que os insetos (no caso os afídeos) procuram folhas para depositar os seus ovos. A cor vermelha seria uma espécie de sinal para os insetos de que as folhas desta planta teriam uma baixa qualidade nutricional. Desta forma, os insetos tenderiam a procurar plantas com folhas verdes, devido a esta pressão seletiva. Sendo uma hipótese relativamente recente, faltavam estudos que dessem suporte a este mecanismo coevolutivo. Mas como testar de forma eficiente esta hipótese? A ideia de Marco Andretti (o mesmo autor das revisões citadas no post anterior) foi utilizar uma alteração genética natural, realizada por centenas de anos pelos seres humanos. O seu trabalho foi publicado no periódico Proceedings of the Royal Society B.

Apple Tree
Macieira. Crédito: Adam E. Cole

O teste ideal realizado por Andretti foi feito com macieiras. Ele comparou plantas frutíferas domesticadas com plantas semelhantes selvagens. Plantas domesticadas ainda sofrem pressão de parasitas, mas a sua reprodução não depende dos mesmos. Desta forma, se a coloração vermelha for um sinal moldado pela coevolução, o esperado é que este sinal seja mais comum em espécies frutíferas selvagens. Se a coloração fosse apenas um subproduto da senescência foliar, não haveria diferenciação entre as folhas de macieiras e das espécies selvagens.

cores-folhas-outono.jpg

Alteração da coloração das folhas no outono

O gráfico acima mostra a alteração das cores de folhas no outono de espécies selvagens (Barra 1), espécies cultivadas da Ásia central (Barra 2) e espécies cultivadas do Reino Unido. Enquanto que 62,2% das espécies selvagens mudaram a cor das suas folhas para vermelho, apenas 2,8% das espécies do Reino Unido seguiram este padrão. O autor consultou bases de dados dos EUA e viu que as espécies domesticadas americanas não ficaram muito acima, pois apenas 5% tiveram alteração de cor para vermelho. Estes dados mostram que as “cores de outono” não são apenas uma reação a diferentes condições ambientais. Elas foram perdidas devido a domesticação.  Tendo isso em mente, Andretti também testou a abundância e o fitness de insetos em folhas de cores diferentes. O resultado descrito no gráfico abaixo demostra claramente que os insetos evitaram as folhas vermelhas (red), preferindo as folhas verdes (green) e amarelas (yellow).

insetos-planta-cores-outono.jpg

Abundância e fitness de insetos (afídeos) em folhas de cores diferentes no outono

A cor é um sinal muito utilizado na natureza, como em flores para atrair polinizadores e em animais para defesa. Este pode ser mais um exemplo, que reforça a hipótese da coevolução para o caso da alteração da cor de folhas no outono.

Archetti, M. (2009). Evidence from the domestication of apple for the maintenance of autumn colours by coevolution Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences, 276 (1667), 2575-2580 DOI: 10.1098/rspb.2009.0355