Após a publicação do livro “The Ancestor´s tale: a pilgrimage to the dawn of life” em 2005 (que chegou ao Brasil apenas este ano como “A grande história da evolução – na trilha dos nossos ancestrais“), o biólogo Richard Dawkins fez uma grande viagem às Ilhas Galápagos. Nesta viagem Dawkins escreveu dois contos sobre as peculiaridades deste lugar que foi muito importante para a teoria da evolução de Darwin. Esses contos seriam incluídos no “A grande história da evolução” se o mesmo não tivesse sido publicado antes da viagem. Um dos personagens mais famosos do “A origem das espécies” é o tentilhão, pequeno pássaro que coloniza grande parte do arquipélago de Galápagos. Mas outros habitantes de Galápagos apresentam histórias interessantes que foram contadas por Richard Dawkins em vídeos curtos (8 minutos) e publicados na internet. Belo exemplo de como fazer divulgação científica de qualidade.
O primeiro conto do Dawkins fala sobre os jabutis gigantes, que
poderiam ter sido um exemplo tão interessante quanto os tentilhões para
exemplificar o processo de especiação e evolução no livro de Charles
Darwin. Ele foi legendado em português por FightBadIdeas.
Clarissa:
Eu creio que estas pérolas do Enem representariam apenas uma das extremidades de uma distribuição normal em um grafico de interesse pelos estudos nas escolas brasileiras. (Aomenos assim espero)
Quase todos temos uma tendência a acreditar que a qualidade da educação está piorando cada vez mais, mas se me lembro bem, na minha época de colégio também haviam aqueles alunos que só iam ao colégio por obrigação, aqueles que realmente se interessavam e se dedicavam e a maioria, que ficava no meio-termo. Muitas coisas melhoraram de lá pra cá -agora temos livros para todos em quase todas as escolas-, outras pioraram bastante. Mas certamente que os professores, e nós biólogos em geral, temos uma parcela de responsabilidade grande quanto a tentar mudar isto.
Olá Clarissa,
Eu não confio muito nestas correntes de email, principalmente de pérolas do Enem. Mesmo assim, o problema é real. E é por isso que acreditamos neste blog.
Abraços.
Luiz e Breno: algum de vocês recebeu o email com as "pérolas do Enem 2009"? A redação era sobre aquecimento global, mas todos os absurdos contidos na lista só se referiam a Floresta Amazônica e desmatamento.
O que me fez pensar em qual seria a razão disso. Será que havia um texto de apoio falando da floresta?
Será que as pessoas pensam que o aquecimento global só vai afetar as florestas e os animais (o que significaria que elas pensam que estamos desconectados da natureza)?
Será que a culpa é nossa, dos biólogos, ecólogos (principalmente) e professores, que estamos sendo péssimos comunicadores e/ou difusores da ciência? (estamos falhando em passar a mensagem a população e, inclusive de mostrar que nós fazemos parte da natureza e que nosso modo de vida depende dos ecossistemas)
Será que a grande maioria das pessoas ainda possui na cabeça o clichê de que a única preocupação ambiental do brasileiro é o desmatamento das florestas? (ainda mais grave se considerarmos que essa geração que agora faz a prova do Enem é a geração da internet, com acesso ilimitado a informação)
Ler as frases me deixou triste, não vi motivo para riso.
Muito interessante esse video, gostei .Então este é o Richard Dawkins, hummm.
Que legal vc ter encontrado esses vídeos!