“Tradicionalmente, alguém se torna biólogo ou por formação na área médica ou por ter sido um jovem naturalista. Hoje, é comum para um jovem se empolgar com as ciências da vida através dos meios de comunicação, sobretudo por filmes sobre a natureza na televisão, de visitas a um museu, (geralmente à sala dos dinossauros) ou de um professor inspirador. Há também milhares de jovens observadores de pássaros, alguns dos quais acabarão se tornando biólogos profissionais (como foi o meu caso). O ingrediente mais importante é a fascinação diante das maravilhas das criaturas vivas. E isso permanece com a maioria dos biólogos para o resto da vida. Eles nunca perdem a empolgação com a descoberta científica, seja ela empírica ou teórica, nem o amor pela perseguição de novas ideias, novos vislumbres, novos organismos. E muita coisa na biologia tem uma relação direta com as circunstâncias e com os valores pessoais do biólogo. Ser um biólogo não significa ter um emprego; significa escolher um estilo de vida.”
Companhia das letras
Estou no terceiro período do Curso Bacharelado em Ciências Biológicas. Nunca foi o que quis e entrei porque passei. Sempre tive afinidade com animais e natureza... Mas jamais pensei que entraria para este curso, que é lindo.
Não quero deixar o curso por causa das pessoas e por ser uma universidade pública. Mas não tenho mais interesse nas aulas... Penso também que estou no terceiro período e logo menos me formo. Porém vivo sem expectativas.
Eu juro que quero amar a Biologia, quero mesmo. É como você gostar muito de uma pessoa e não amá-la. Então você sente aquela enorme frustração. 🙁
@Natieli
Sem dúvida alguma. Mas não podemos fechar os olhos para a nossa realidade. Temos que buscar o menor impacto possível e não o impacto zero pois esse é impossível de ser alcançado com a quantidade de pessoas que colocamos no planeta.
Ser Biólogo é ter um compromisso com a vida. Compromisso com o meio ambiente, quero na bio, poder ajudar a mudar a vida das pessoas p melhor, criar um universo de possibilidades, de sensações e de experiências. Fazer com que a vida ganhe mais leveza, cor, sabor, alegria, consciência e muito mais vitalidade. "O erro de um médico pode tirar uma vida; O erro de um engenheiro pode tirar várias vidas; O erro de um biólogo pode extinguir uma espécie..!"
Acabei de ingressar na faculdade de ciências biológicas...Me encaixo em todos os quesitos de escolha da área ... jovem naturalista,um professor inspirador,um filme ,um programa...Estou amando o curso e espero poder trabalhar nessa área,principalmente voltada à pesquisas! Adoro o blog de vocês... Beijaço ... =)
David Attenborough, Marty Stouffer, Jacques Cousteau e cia fizeram um "estrago"...
Já a Ana Maria Braga é, declaradamente, uma médica frustrada.
Mas congratulaciones.
[]s,
Roberto Takata
E o que isso tem haver com a paixão por ser biólogo?
A dá licença né querido... Se é pra perder tempo, se mata cara.
eu virei bióloga porque ficava boquiaberta diante da vida. tudo: as plantas, os bichos, o sistema nervoso, os genes, o ambiente. o espanto não passou até hoje. e por isso tive que virar jornalista de ciência: as descobertas a que poderia ter acesso como cientista teriam que se limitar a um assunto. eu preciso descobrir coisas novas todos os dias, mesmo que um monte de gente já tenha descoberto antes de mim.