Inspirado pelo post do Atila sobre o TEDxSP, resolvi “perder” algumas horas com o site do TED no meio de centenas de vídeos que valem a pena ser assistidos. Dentre eles achei um que já foi traduzido pela equipe de tradutores brasileiros. Ele não é especificamente sobre o que trata o blog, mas eu não poderia deixar de publicar uma palestra do sensacional Daniel Dennett. Eu traduzi outra palestra dele, intitulada “Fofo, sensual, doce, engraçado” que também é muito interessante.
Nesta palestra de 2007, o filósofo Dan Dennett fala sobre Memes, termo cunhado por Richard Dawkins que fala sobre como as ideias podem ser passadas de pessoas a pessoas e terem um comportamento análogo ao dos genes. Poderia falar mais aqui sobre este tema, mas acho melhor deixar vocês com uma explicação muito mais interessante sobre este conceito. Lembrem que para assistir a palestra com legenda em português é só clicar em “View subtitles”.
Olá Eduardo,
É bem simples. Entre no link da palestra no site do TED: http://www.ted.com/talks/dan_dennett_on_dangerous_memes.html
Depois clique na direita em "Open interactive transcript". Escolha a língua e pronto!
Abraços.
O video consta a data de 2002.Gostaria de saber se tem como fazer o download das legendas em forma de documento de texto?
@Davi
Valeu!
@Manuel
Boas festas! Esperamos ver você por aqui em 2010 também!
Abraços.
Caro Luiz Bento
Grato pela indicação de que algumas "talks" têm tradução portuguesa. Está hoje,de facto,muito facilitada a penetração de qualquer ideia. Em sociedades livres, mostra-se muito complicado o seu contrariar,tantos são os factores envolvidos. A Ciência pode dar um jeito,mas só isso,que as mentes são imprevisíveis,e há interesses muito poderosos e intransigentes.
Mais uma vez os meus agradecimentos. Aproveito a oportunidade para lhe desejar,bem como ao Breno Alves,umas muito Boas Festas,e um 2010 que vos traga a realização das vossas aspirações.
Nossa.. muito bom!
FIco impressionado com pessoas que dominam diversas áreas do conhecimento e conseguem expor com essa clareza..
Valeu!