Escolha uma Página

O documentário acima foi um projeto do FRONTLINE/WORLD (série de TV do canal público norte americano PBS) e do Center for investigative reporting. Reproduzo a descrição exibida no sítio do programa:

“Em uma nova economia criada pelo Aquecimento Global, florestas estão se transformando em uma valiosa commoditie. A promessa de não corta-las é uma das maneiras mais populares que as companhias gostariam de compensar suas emissões. O correspondente Mark Schapiro segue a trilha de um desses projetos de compensação dentro da floresta atlântica brasileira” 

Além de ser um programa muito bem editado e produzido (e curto),  vários temas importantes são relacionados. O “mito da natureza intocada”, o conflito dos moradores de uma região transformada em reserva com os “novos donos”, a influência de grandes empresas multinacionais no mercado de compra de terras no Brasil, dentre outros. Claro que o problema é muito mais complexo do que o relatado pelo programa, mas esta visão mais crítica sobre a questão das áreas protegidas é muito interessante.

Via @TheClimateDesk